Quem são Fábio Moon e Gabriel Bá?

Fábio Moon e Gabriel Bá

Você já ouviu falar de Gabriel Bá e seu irmão Fábio Moon? Se você é fã de HQ’s da Marvel e DC Comics e nunca leu nenhuma revista que não seja destas duas editoras dificilmente vai saber a resposta. Mas agora iremos ajudá-lo a conhecer dois dos mais renomados artistas brasileiros dos últimos anos. Os irmãos quadrinistas começaram a carreira no mundo dos quadrinhos da mesma maneira que muitos outros artistas, através dos fanzines nesse caso o fanzine 10 pãezinhos, que teve 40 edições.

Nesse período eles conseguiram reconhecimento, experiência e admiração, tudo que os jovens artistas procuram, mas eles almejavam ir além, em 2000 foi lançado 10 pãezinhos: O Girassol e a Lua (Via Lettera), primeira revista das 5 já lançadas pela dupla. As outras publicações foram: 10 pãezinhos: Meu Coração, Não Sei Por Quê (2001, Via Lettera), 10 pãezinhos: Crítica (2004, Devir), 10 pãezinhos: Mesa para Dois (2006, Devir) e 10 pãezinhos: Fanzine (2007, Devir). Em 2007, ambos lançaram a adaptação de O Alienista, livro de Machado de Assis, que foi premiada com o Prêmio Jabuti, um dos vários prêmios que estes artistas vêm conquistando ao longo dos anos.

Sugarshock HQ digital produzida com roteiro de  Joss Whedon, diretor do filme Os Vingadores

A dupla inclusive conquistou em 2008 o prêmio Eisner Awards, o mais importante da indústria dos quadrinhos em duas categorias, Melhor Antologia com a Revista 5 e Melhor Quadrinho Digital por Sugarshock escrita por Joss Whedon (criador de Buffy: A Caçadora de Vampiros). Os prêmios mais recentes foram: Harvey Awards (2008) Melhor Nova SérieThe Umbrella Academy, Scream Awards (2008) Melhor artista de QuadrinhosGabriel Bá e o Prêmio Eisner (2009) também por The Umbrella Academy. Esse reconhecimento abriu as portas para os dois irmãos e trouxe a nova geração de artistas brasileiros um campo até então inexplorado, a capacidade de não apenas desenhar revistas para as editoras, mas também, escrever histórias e lançar projetos autorais no mercado americano, atualmente eles estão envolvidos em trabalhos para grandes editoras.

Bá & Moon Covers

10 pãezinhos: O Girassol e a Lua (Via Lettera), Daytripper (DC/Vertigo), BPRD: 1947 (Dark Horse)

Pelo selo Vertigo da DC Comics, Moon e estão produzindo a mini série Daytripper, que contará ainda com o colorista Dave Stewart (The Umbrella Academy) e para editora Dark Horse estão desenhando BPRD: 1947, escrito por Mike Mignola (criador de Hellboy) e Josh Dysar. Agora você não pode dar a desculpa que não conhece estes dois artistas brasileiros, agora depende de você descobrir o quanto estes irmãos são bons em contar boas historias.

Quer conhecer mais sobre a obra de Fábio Moon e Gabriel Bá?

Acessem:  Blog / Flickr

Artigo escrito por Januncio Neto, para o portal Fique Ligado (19/04/2010)