Kotobukiya Bishoujo: “Garotas Bonitas” da Marvel & DC Comics, invadem o mercado

Feiticeira Escarlate, Vampira & Viúva Negra

 

A Kotobukiya começou como uma loja de brinquedos e bonecos, gerenciada por Jusaburo Shimizu em 1947. Sem deixar de se focar nas vendas no varejo, a primeira incursão como fabricante de modelos originais começou em 1983 com Armament, o primeiro model kit. O segundo kit da Kotobukiya foi King Godzilla, o primeiro licenciado.

A primeira incursão em estátuas foi em maio de 1989 com estátuas em vinil e as Active Styling Figures (hoje conhecidas como ARTFX). Atualmente a Kotobukiya produz figuras de ação, estátuas e bustos de uma infinidade de franquias, como Star Wars, Marvel, DC Comics, Indiana Jones além de diversos animes e mangás.

 

Arte promocional de Shunya Yamashita para coleção Marvel Bishoujo

 

Entre as inúmeras peças produzidas pela Kotobukiya uma das que mais se destaca atualmente é a série Bishoujo (Bishoujo numa tradução aproximada do japonês significa “garota bonita”). A coleção Marvel Bishoujo nasceu em 2009, com 4 esculturas: Feiticeira Escarlate, Viúva Negra, Vampira e Psylocke.

A ideia era tecnicamente simples, criar representações das principais heroínas da Marvel Comics, mas era necessário desenvolver um produto que fosse aprovado pelo exigente público japonês.

A solução escolhida pela Kotobukiya foi contratar o renomado ilustrador Shunya Yamashita, para desenvolver os conceitos e visuais das personagens junto a Marvel Comics.

As personagens da Marvel Comics, com o visual desenvolvido por Yamashita e com o talento dos escultores da Kotobukiya, tornaram-se um sucesso.

 

Emma Frost, Psylocke & Fênix Negra

 

De 2009 até hoje a Kotobukiya já lançou as seguintes personagens da Marvel Comics: Feiticeira Escarlate, Vampira, Viúva Negra, Psylocke, Fênix, Emma Frost, Gata Negra, Jean Grey, Miss Marvel, Sue Storm & Elektra.

Com o sucesso da coleção Marvel Bishoujo, não demorou muito para sua distinta concorrentea DC Comics, também ver suas belas personagens retratadas pelo ilustrador Shunya Yamashita e a Kotobukiya.

 

Heróinas da DC Comics ilustradas por Shunya Yamashita

 

Assim surgiu a DC Comics Bishoujo Collection, apesar de ter um número menor de figuras lançadas, a coleção baseada nas personagens da DC Comics tem tanta qualidade quanto à coleção da Marvel.

As personagens da DC Bishoujo, possuem uma sutil diferença em relação as figuras das heroínas da Marvel.

 

Selina Kyle uma das mais belas esculturas da DC Comics Bishoujo Collection

 

Enquanto o estilo das ilustrações/esculturas das personagens da Marvel consiste em dar a suas personagens uma concepção mais jovial, as baseadas nas personagens da DC tentam deixá-las mais próximas de seus conceitos originais das HQs.

Batgirl, Mulher-Maravilha, Mulher-Gato e Supergirl, foram as esculturas que já foram produzidas para coleção, mas foi anunciado o próximo lançamento da série, uma escultura com 2 das mais atraentes super vilãs de Gothan City, Hera Venenosa & Arlequina.

 

 

Outras franquias como Ghostbusters, Dead or Alive, Ikkitosen, Street Fighter e Evangelion, também contaram com a arte de Yamashita, para confecção de esculturas.

A Kotobukiya vem cada vez ganhando mais espaço no mercado de itens colecionáveis e seu acervo não se limita a personagens do universo dos mangás e animes, em breve estaremos trazendo novos artigos sobre os produtos da Kotobukiya.

 

Marvel Bishoujo & DC Bishoujo Image Gallery