Hoje é o “Dia da Toalha” e o “Dia do Orgulho Nerd”, mas como tudo começou?

 

 

Blog Image Gallery Teaser - NERD2

 

O Dia do Orgulho Nerd, ou Dia do Orgulho Geek é uma iniciativa que advoga o direito de toda pessoa ser um nerd ou um Geek. Teve origem na Espanha, aonde a data é conhecida como “Dia del Orgullo Friki”, (Friki é o equivalente espanhol para Nerds)

 

Desde 2006 (uma tradição antiguíssima) o dia 25 de maio celebra a première do primeiro filme da série Star Wars, em 1977, coincidentemente (ou seria convenientemente) o dia 25 de Maio também é o Dia da Toalha, em homenagem ao escritor Douglas Adams, o primeiro Dia da Toalha foi comemorado em 25 de maio de 2001.

 

O Guia do Mochileiro das Galáxias

Blog Teaser - Dia da Toalha 02

 

 Douglas Noël Adams foi um escritor e comediante britânico famoso por ter escrito esquetes para a série televisiva Monty Python’s Flying Circus, junto com os integrantes desse grupo de humor britânico e pela série de rádio, jogos e livros The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy (O Guia do Mochileiro das Galáxias).

A saga de cinco livros conta a história de Arthur Dent e seus amigos em aventuras pela galáxia e pelo tempo. Um detalhe importante da história é a importância da toalha para os “viajantes da galáxia”, a qual seria útil para as mais variadas e inimagináveis situações.

Primeiramente, quando do falecimento de Douglas Adams, fãs do autor queriam encontrar uma forma de homenageá-lo, lembrando em consideração o humor de Adams como sua marca registrada os fãs então precisavam de um tema engraçado para sua homenagem.

 

Blog Teaser - Nerd Pride Day 03

Douglas Adams

 

Como sua mais conhecida obra é O Guia do Mochileiro das Galáxias, e como no livro o autor dedicou um página inteira sobre a toalha e sua importância para os mochileiros das galáxias, decidiu-se então pelo uso da toalha como tema da homenagem.

O dia 25 de Maio de 2001 foi o dia em que foi feita a primeira homenagem, posteriormente se discutiu sobre a possibilidade de alterar a data para exatos 42 dias após a data de falecimento (Douglas Adams faleceu em 11 de maio de 2001), devido a outro detalhe da saga, que afirma que a resposta para questões fundamentais da vida, do universo e de tudo mais seria o número 42. De todo modo, acabou continuando a data da primeira comemoração, 25 de maio.

A data é lembrada pelos fãs que mantendo a tradição, carregam uma toalha durante o dia inteiro com eles, usando das formas mais variadas já que o importante é fazer o uso da toalha como forma de celebração.

 

Uma Nova Esperança

Darth Vader Teaser

 

Star Wars é uma das maiores franquias cinematográficas da história (provavelmente a maior de todos os tempos), mas hoje é muito fácil falar sobre o sucesso da série de filmes, livros, HQ’s, action figures, games e tudo mais que a mente de um fã possa conceber em se tratando de Star Wars.

Mas Star Wars no início não passava do sonho de um estudante de cinema que acabará de sair da universidade, ele tinha concluído o curso junto com seus amigos, Brian De Palma, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese  e  Steven Spielberg, o californiano George Lucas era um cara de sorte, sorte e muita imaginação.

Ele nasceu em Modesto, norte da Califórnia e crescera lendo historias de aventura e ficção, seriados de TV e filmes.

Irvin Kershner conheceu Lucas em uma de suas palestras, e desde o primeiro contato a visão arrojada do aluno impressionou o professor.

Já nessa época Lucas já falava com seus amigos sobre produzir sua “ópera espacial”, unindo suas influências da juventude com os textos de Joseph Campbell que alimentaram suas idéias na construção do “conto de fadas espacial” que originaria a saga de Star Wars.

Star Wars tinha as mesmas qualidades de a OdisséiaBeowulf e as lendas arturianas, pois tinha como base os mesmos arquétipos místicos que tornaram estas histórias celebres.

Como muitos, George Lucas teve inúmeras dificuldades para levar a frente seu sonho, mas como poucos teve a perseverança para levar ao mundo o fruto de sua extraordinária imaginação.

Como em várias histórias e por que não dizer lendas, no dia 25 de maio de 1977 a déia de um jovem foi posta à prova, mesmo depois inúmeros problemas e de tantas pessoas dizendo que não daria certo, George Lucas ainda precisava passar pelo maior dos desafios, a aprovação do público.

Mesmo antes do final daquele dia George Lucas já podia dizer a sua versão do celebre Veni, vidi, vici”, dessa forma entrando para sempre para historia do cinema mundial.

Mas Star Wars foi muito além do que seu criador imaginou inicialmente e muito mais do que seus críticos poderiam suportar, a obra de George Lucas se integrou de tal forma da cultura popular ao longo das décadas que hoje em dia parece que sempre fez parte dela.

 

Foto da capa da revista Vanity Fair, mostrando George Lucas ao lado de alguns dos princiapis personagens e atores da saga Star Wars

Foto da capa da revista Vanity Fair, mostrando George Lucas ao lado de alguns dos princiapis personagens e atores da saga Star Wars

 

Douglas Adams George Lucas são apenas dois dos inúmeros exemplos que poderiam ser citados de pessoas que acreditaram em suas ideias e conseguiram atingir as pessoas de maneira significativa.

Hoje é o Dia do Orgulho Nerd e também o Dia da Toalha, e por isso é preciso celebrar. Celebre sozinho ou com seus amigos, não uma moda ou um estereótipo que acabou se tornando “cool” ao longo dos anos.

Não um feriado comercial como tantos que temos ao longo do ano, na sua maior parte tão cheio de conteúdo e essência quanto uma caixa de bombons vazia num banco de praça.

Mas celebre a genialidade de duas pessoas que decidiram acreditar em suas ideias e dividi-las com o resto do mundo, mesmo quando muitos apostavam que elas não eram boas o bastante. Pois estes são os exemplos que precisam ser exaltados hoje em dia.

 

 

Januncio Netoainda não se considera um Nerd, mas é fã de cultura pop, e vai celebrar o glorioso 25 de Maio assistindo a “Star Wars: O Império dos Sonhos” documentário que conta a historia sobre a produção da trilogia clássica de Star Wars.