Studio Made in PB Tutoriais: Misturas & Círculos Cromáticos Parte 1

TEASER Misturas & Círculos Cromáticos Parte 1 - 02

 

Dando continuidade a nossa coluna dedicada a tutoriais, traremos para você uma sequência de informações ligadas as cores. A professora do Studio Made in PB, Paloma Diniz produziu os artigos de maneira clara e simples para que o máximo de pessoas possam se beneficiar das informações.

Então vamos ao primeiro dos artigos dedicados as cores, como sempre esperamos contar com a participação de todos com suas opiniões e dicas sobre assuntos a serem abordados no blog.

 

 

Studio Made in PB Tutoriais: Misturas e Círculos Cromáticos Parte 1

 

Com base nas teorias das cores criadas ao longo dos anos, artistas e teóricos criaram círculos cromáticos a partir do modelo de Newton. Cada círculo tem sua aplicabilidade específica para determinado meio de comunicação. A miscigenação dos tons deram origem a gama de cores que conhecemos hoje.

A seguir vemos o sistema de mistura aditiva (RGB) três esferas nas cores verde, vermelha e azul, na sua intersecção nasce os tons de amarelo, magenta e ciano; e na mistura dos três, no centro do conjunto, encontramos o branco. Esta é a forma gráfica para a teoria das cores de Newton.

 

Circulo de Luz

Circulo de Luz

 

Este sistema cromático é utilizado nos aparelhos eletrônicos cujo destino imagético é compor figuras com luz. TVs, computadores, filmadoras, entre outros tem em sua constituição esse princípio colorístico.

Na seqüência, visualizamos o sistema de mistura subtrativa, conhecido como modelo CMY. o conjunto de três esferas nos tons de ciano, magenta e amarelo. A moderna impressão gráfica colorida usa essas cores primárias. E ao acrescentar o preto a sua paleta que na sobreposição dos tons simula o espectro de cores visível.

 

Circulo CYM

Circulo CYM

 

É padrão colorístico de impressoras domésticas e gráficas em geral. Algumas técnicas artísticas como aquarela, tem nessa estrutura o seu princípio cromático.

O terceiro sistema de cor, o da mistura subtrativa RYB. Comumente utilizado nas artes plásticas em geral; é a conhecidíssima paleta de vermelho, amarelo e azul como cores primárias, sua secundárias são o laranja, verde e roxo, e a soma das três tende ao tom de preto.

 

Circulo RYB

Circulo RYB

 

Pigmentos sólidos ou opacos são regidos por este princípio .Pode-se dizer que é quase (quase) oposto ao primeiro.

Este tutorial teve como base de pesquisa o livro, O Guia Completo da Cor, publicação essencial para a consciência das cores, de Tom Fraser e Adam Banks, tradução de Renata Bottini, publicado pela Editora SENAC São Paulo em 2007.

 

Se você deseja entrar em contato com a Professora Paloma Diniz, deixe um comentário ou acesse seu perfil no Facebook.