GIBICON Nº 0: Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba

A cidade de Curitiba sempre teve grandes artistas ligados aos quadrinhos. Tradição que não é recente, e que remonta a obra do cartunista Alceu Chichorro (1896-1977), passando pela geração que, entre as décadas de 1970 e 1980, fomentou os quadrinhos eróticos, de terror e ficção científica da saudosa editora Grafipar e também a criação da Gibiteca de Curitiba, a primeira da América Latina, em 1982. Espaço pioneiro que concentrou pelo menos três gerações de artistas desde a sua criação.

Hal Jordan de Ivan Reis

A celebração desse histórico é a realização da primeira Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba – a GIBICON. O evento abre as festividades dos 30 anos da Gibiteca a serem comemorados em 2012. Todos os artistas nacionais e internacionais presentes em Curitiba entre 15, 16 e 17 de Julho, realizando mini cursos, oficinas, palestras, debates e exposições em diversos espaços da cidade, fazem de nossa edição “zero” uma amostra especial do que planejamos para o ano que vem. A GIBICON nº 0 será uma convenção curta, porém intensa, uma “edição de colecionador” que, por três dias, fará de Curitiba a capital mundial dos quadrinhos.

 Nos últimos anos, mundialmente, as Histórias em Quadrinhos têm mostrado  cada vez mais sua força como arte e crescido em relevância. A GIBICON em Curitiba nasce para prestigiar os artistas locais e a força da sua produção, projetando-os no cenário nacional, ao mesmo tempo que apresenta quadrinistas do mundo todo. Nossos principais objetivos ao reunir artistas de escolas, estilos e idiomas tão diferentes em Curitiba é movimentar a área com discussões, aproximar as Histórias em Quadrinhos do grande público, e fazer Curitiba abraçar de vez sua vocação como polo produtor e difusor dos quadrinhos brasileiros.

O evento contará com uma grande quantidade de atrações e convidados, todos destaque do cenário nacional e internacional das Historias em Quadrinhos, entre os convidados brasileiros estarão presentes: Fábio Moon, Gabriel Bá, Erica Awano, Eddy Barrows, Lourenço Mutarelli, Joe Prado, André Caliman, Joe Bennett, Ivan Reis, Sidney Gusman entre outros, todos artistas de suma importância para o cenário nacional das HQs.

O Ranger Tex retratado por Lucio Filippucci

Esta lista por si só já seria suficiente para fazer a alegria de muitos fãs ao redor do país, mas a GIBICON ainda conta com convidados internacionais,  como o desenhista de Tex, Fábio Civitelli, o artista francês Herve Bourhis, Jens Harder desenhista alemão responsável pelos títulos Alpha, Leviathan, Operation Läckerli e Reflexe, outro artista italiano que estará presente será Lucio Filippucci desenhista dos títulos Martin Mystère, Tex e Dr. Mystere. A lista de convidados internacionais ainda é extensa e este panteão de artistas estarão reunidos durante os 3 dias do evento, que o consolida entre os maiores do país.

A seguir vocês podem conferir alguns dos convidados como Fábio Moon, Júlio Scheneider e José Aguiar, confirmando presença na GIBICON Nº0 de Curitiba.

O GIBICOM Nº0 é um evento realizado pela Quadrinhofilia Produções Artísticas e a Znort! Editora, para saber mais sobre a programação e as demais atrações do evento acessem:  Gibiteca de Curitiba, Facebook.