Traços universais de Mike Deodato Jr

Mike Deodato Jr

Traços universais de Mike Deodato Jr

 A arte de um paraibano de Campina Grande alimenta a paixão de jovens e adultos aficionados por histórias em quadrinhos em todo o mundo. Deodato Taumaturgo Borges Filho, 48, – mais conhecido como Mike Deodato Jr. – já trabalhou para as principais editoras dos Estados Unidos, incluindo DC Comics, Image Comics, Dark Horse e Marvel Comics. A esta última emprestou seu talento para dar vida a quase todos os personagens: Thor, Os Vingadores, Incrível Hulk, Homem-Aranha, Capitão América, os X-Men, dentre outros.

Para homenagear a carreira do quadrinista brasileiro, será lançado nesta quarta-feira a edição de luxo do livro The Marvel Art of Mike Deodato, que reúne as colaborações dele para a editora norte-americana desde 1995 até os dias atuais. A brochura terá formato panorâmico, capa dura, 240 páginas, e incluirá textos sobre a vida de Mike Deodato, depoimentos de roteiristas, editores e outros colegas que trabalharam com ele, além de material que não chegou a ser publicado. O livro pode ser adquirido através dos sites da Amazon e Livraria Cultura, por US$ 60,00  Dólares em média. Ainda não há previsão para o lançamento de uma edição em português.

Fascínio por desenhos

 Antes de Deodato, apenas o ilustrador Marko Djurdjevic e o editor-chefe Joe Quesada foram tema de álbuns especiais. “Fiquei muito feliz quando fui comunicado de que seria editado um livro sobre meu trabalho. Quando criança eu colecionava alguns álbuns desse tipo e hoje ver um com meus desenhos é para mim uma grande honra”, declara Mike Deodato. “O normal é os próprios artistas, depois de um certo tempo de trabalho, organizarem um portfólio. Eu estou tendo o privilégio de ver isso ser feito por outras pessoas que valorizam o que eu faço”.

Mike Deodato acredita que o fascínio pelo desenho está na genética de sua família. “Meu avô e minha mãe desenhavam. Meu pai trabalhava em uma rádio fazendo roteiros de novelas e interpretando também. Na década de 60 ele criou para o rádio o personagem Flama que terminou ganhando uma versão em quadrinhos. Aprendi a desenhar com ele”, revela. “O pai, Deodato Borges, foi o principal entusiasta de seu talento. “Meu pai me presenteou com muitas revistas, me ensinou tudo o que sabia e patrocinou muitos fanzines meus”, revela.

O primeiro trabalho profissional de Mike Deodato foi em parceria com o pai, em 1985. Na ocasião, celebravam-se os 400 anos da Paraíba e pai e filho lançaram a história do estado em quadrinhos. Nos anos seguintes, Mike Deodato publicou charges e cartuns em jornais paraibanos e teve seus desenhos descobertos por editoras estrangeiras. Atualmente o quadrinista trabalha em sua residência, em João Pessoa. “Toda a minha comunicação com a Marvel é pela internet. Recebo os roteiros por email, analiso, crio os layouts e envio para os editores uma página por dia”, explica.

Detalhe de uma das capas da saga Fear Itself

Editora norte-americana lança hoje The Marvel Art of Mike Deodato, livro que reúne desenhos do quadrinista paraibano.

Matéria escrita pela repórter Cecília Lima, publicada originalmente na coluna SHOW para o site do Jornal O NORTE