Sketchcrawl PB: “Desenhe o que você vê, não o que sabe”

 

O Sketchcrawl é o que alguns podem chamar hoje de um evento World Wide, mas a ideia nasceu simples (como todas as boas ideias) a iniciativa partiu de Enrico Casarosa, artista italiano, que teve a idéia de reunir colegas de profissão para desenhar ao ar livre.

A ideia foi bem aceita e cada vez mais o movimento tem recebido adeptos e se espalhou por várias cidades do mundo. Com o lema “Desenhe o que você vê, não o que sabe”, o evento foi criado por Casarosa em 21 de Novembro de 2004.

O Sketcchccrawl se tornou um evento cultural internacional, geralmente definido como uma “maratona mundial de desenho”.

 

Sketchcrawl realizado no Parque do Ibirapuera em São Paulo

Sketchcrawl realizado no Parque do Ibirapuera em São Paulo

 

A proposta consiste em reunir desenhistas do mundo todo em uma mesma data e rabiscar ao ar livre durante um espaço de tempo.

Posteriormente os trabalhos produzidos normalmente (mas não obrigatoriamente) são expostos na internet em blogs, sites e galerias dedicadas ao evento ou artistas.

O conceito do Sketchcrawl é o livre exercício de desenhar livremente em ambientes abertos, normalmente os participantes se utilizam de cadernos e blocos de desenho para produzirem sketchs, ilustrações e desenhos livres.

 

 

Sketchcrawl na Paraíba

No Brasil o Sketchcrawl vem ganhando cada vez mais espaço e a cada nova edição surgem cada vez mais grupos organizados de desenhistas e entusiastas do desenho em diversas cidades aderindo a mobilização global.

Este ano a Paraíba participará dessa ação mundial, no próximo dia 23 de Julho (Sábado),  João Pessoa vai reunir artistas nas ruas do Centro Histórico da capital para desenhar aquilo que verem pela frente.

Izaac Brito (artista e professor do Studio Made in PB) juntamente com artistas como Alberto PessoaAmérico Gomes, Daniel Ferreira Neto entre outros estarão em frente a Igreja de São Francisco a partir das 15:00 horas para dar início ao tour pelas ruas para desenhar livremente durante toda a tarde.

 

 

E você esta convidado para participar deste encontro, se você é desenhista ou apenas alguém que curte arte e deseja fazer parte de um evento que mobiliza tantas pessoas ao redor do mundo, não perca esta oportunidade, leve seu material de desenho preferido, lápis, caneta, giz de cera, sketchbooks, moleskines, caderninhosbloco de desenho ou simplesmente leve sua câmera para registrar este encontro  e faça parte daqueles que ao redor do mundo irão fazer o dia 23 de Julho um Sábado repleto de arte.

 

 

Para maiores informações sobre o Sketchcrawl que será realizado em João Pessoa, faça contato com Izaac Brito acessando seu Twitter, ou pelo E-mail zac.britto@gmail.com

Se você deseja saber mais sobre o que é Sketchcrawl acesse: Portal do Ilustrador, Sketceria, Enrico Casarosa