Studio Made in PB fecha parceria com Universidade Federal da Paraíba para 2012

Paloma Diniz

Paloma Diniz

É com muita alegria com que venho comunicar através desta nota pública que o Studio Made in PB reativará as atividades do Projeto Calango em 2012 sob a coordenação do Prof. Dr. Henrique Magalhães. Estamos em processo de tomada de conhecimento do patrimônio físico e intelectual deste belo projeto.

O Projeto Calango, criado em 2008, é uma atividade de extensão da Universidade Federal da Paraíba que conta com o patrocínio da Petrobrás, do Governo Federal e do Ministério da Cultura. Além do apoio do NAC/PRAC/COEX e da Fundação José Américo.

O objetivo deste projeto é criar um ateliê de produção, ensino e pesquisa sobre histórias em quadrinhos e animação, acessível à comunidade acadêmica e à população.

 

 

Na primeira fase, funcionaram cursos realizados no NAC (Núcleo de Arte Contemporânea da UFPB), oficinas em cidades circunvizinhas a João Pessoa, publicação do resultado das oficinas por meio da Revista Calango, consultoria e palestras.

A nós do Studio Made in PB que nesta primeira fase éramos parceiros foi confiado à responsabilidade de dar continuidade ao Projeto Calango. Em especial, a Izaac Brito membro da 1ª formação do Calango e também é professor e membro do Studio Made in PB, Januncio Neto diretor do estúdio e professor do Studio Made in PB, e a mim, membro e professora do Studio Made in PB.

Nestes dias ao encontrar com Raoni Xavier disse que me sentia como uma pessoa que herdou o patrimônio de um tio que nunca conheceu. Lembro-me bem de quando Alisson Ricardo me convidou para fazer parte das atividades ligadas a animação; naquele período – em 2008 – estudávamos juntos como ouvintes uma disciplina do Prof. Alberto Jr. sobre animação. Mas o conflito nos horários impossibilitou a minha participação junto a Américo Gomes,  Josival Silva, Nícollas Gólzio, Jacqueline Lima, Diego Brandão, Leonardo Dantas, Daniel Matias que são para mim mais do que de colegas de profissão e colegas da graduação em artes: são amigos queridos.

 

 

Quero desde já agradecer a confiança e a generosidade de todos que fizeram parte do Projeto Calango, em especial a Raoni e Alisson. E dizer também a todos que o Calango é nosso. Que à medida que forem desenvolvidos projetos, queremos a presença de vocês na medida do possível.  Porque vocês são para nós mais do que colegas de profissão. São nossos amigos.

Será uma honra cuidar do Calango.