Morre o desenhista e ilustrador Al Rio: Notícia abala o cenário nacional e repercute no mundo

Ao longo de sua carreira Al Rio, trabalhou nas principais editoras norte-americanas, como Marvel e DC Comics

Ao longo de sua carreira Al Rio, trabalhou nas principais editoras norte-americanas, como Marvel e DC Comics

 

O desenhista cearense Alvaro Araújo Lourenço do Rio (Al Rio) foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (31), informa a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Al Rio tinha 40 anos e morreu em sua residência, no bairro Serrinha, em Fortaleza.

Recentemente, o ilustrador também participou da primeira edição da Fortaleza Comic Con, realizada durante o Sana Fest, no último fim de semana (28 e 29 de janeiro).

O ilustrador tinha uma consolidada carreira internacional, já tendo trabalhado para maiores editoras dos quadrinhos norte americanos, WildstormDark Horse, Image ComicsMarvel e DC Comics, além de outros selos americanos como o Vertigo.  No âmbito local, o desenhista já trabalhou com Daniel Brandão, JJ Marreiro e Geraldo Borges.

Al Rio ficou bastante reconhecido por seu trabalho em títulos como “GEN 13”“X-Men Unlimited”, “Captain America”, “WildC.A.T.S”, “Secret Files”, “Vampirella” e “Voodoo”, dentre outros.

 

Daniel Brandão, Silvio Amarante, Júlias Pinto, Rodrigo Monteiro e Al Rio durante o Fortaleza Comic Con

 

Joe Bennett postou em seu perfil no Facebook  um depoimento a respeito de Al Rio:

 

Ainda me lembro na época do HEROES REBON…1996.A pedido do propio Jim Lee o Al Rio fez metade de uma ediçao do Capitain America que eu estava fazendo…para consegurimos atingir a deadline da primeira edição que com a saída do Liefeld estava muito atrasada.Ficamos amigos ali…nos falavamos por telefone e sobre os planos para o futuro.Apos isso, Al foi para o GEN 13 e eu segui minha estrada…mas a amizade ficou…o Alvaro era uma pessoa legal e sempre me convidava para ir a sua terra Fortaleza…atualmente seus livros de pin-ups eram sempre requisitados e suas mulheres cheias de sensualidade…seu traço seguro e elegante era bom de se ver…

 

Al Rio possuía uma técnica apurada e um requinte em cada trabalho produzido, um exemplo de profissional e um artista muito querido por seus colegas de trabalho  e fãs de HQs.

A notícia de sua morte chega logo em seguida as comemorações do Dia do Quadrinho Nacional e entristece a todos os que tiveram o privilégio de acompanhar a sua carreira e conviver com este talentoso artista.

 

Al Rio ao longo de sua carreira se tornou um exemplo como profissional e artista versátil

Al Rio ao longo de sua carreira se tornou um exemplo como profissional e artista versátil

 

Você pode conferir mais da arte de Al Rio, prestar homenagem e condolências acessando estes links: deviantART, Facebook Page, Facebook Group, Al Rio Art