Análise de Os Vingadores (The Avengers) por Januncio Neto

Januncio Neto

Januncio Neto

Acredito que este seja a mais fácil análise (e não crítica) que já escrevi sobre um filme, não que eu seja um virtuosino assunto (ou em qualquer outro), mas Os Vingadores” (The Avengers) é o tipo de filme que foi tão legal, mas tão legal que é preciso ir olhar coisas e detalhes supérfluos para poder encontrar algo que não agrade.

Claro que como em toda regra existem exceções, pessoas que não gostam do gênero Super Heróis”, quem tem uma opinião muito mais crítica (e especializada) sobre as adaptações de HQs para o cinema e como não poderia faltar temos a clássica categoria dos Chatos de Galocha.

Mas a adaptação dos Vingadores para o cinema definitivamente será um marco no gênero e colocou a cargo da DC/Warner Bros a ingrata missão de fazer algo no mínimo semelhante.

Joss Whedon conseguiu na minha modesta opinião realizar o melhor filme de Super Hérois dos últimos tempos, mas o mérito não termina no ótimo trabalho do diretor que também é roteirista de HQs.

Thor, Homem de Ferro e Capitão América, protagonizam momentos emocionantes e boas piadas ao longo do filme

Os Vingadores é o resultado de um engenhoso e muito bem executado projeto desenvolvido pelo MARVEL Studios que começou com Homem de Ferro e continuou no reboot do Hulk, a aparição da Viúva Negra em Homem de Ferro 2 e os filmes do Thor (aonde o Gavião Arqueiro fez sua primeira aparição) e Capitão América.

A cada aparição de Sammuel L. Jackson a cada cena pós-créditos ansiosamente aguardada ao término de cada filme a Marvel arquitetou o Projeto Vingadores, à medida que o desejo e a expectativa em ver Os Maiores Heróis da Terra reunidos mostrava-se apenas uma questão de tempo.

A Marvel conseguiu montar seu Dream Team”, com Chris Evans (Capião América), Chris Hemsworth (Thor), Scarlett Johanson (Viúva Negra), Mark Ruffalo (Hulk), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Sammuel L. Jackson (Nick Fury) e Robert Downey Jr. (Homem de Ferro).

Completando o elenco ainda temos: Stellan Skarsgård (Erik Selvig), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), Cobie Smulders (Maria Hill), Clark Gregg (Agente Phil Coulson) e Tom Hiddleston (Loki Laufeyson)

Os Vingadores agora são uma realidade, um sucesso tão grande que já é a maior bilheteria da história nos cinemas do Brasil, com mais de 1,6 milhões de ingressos vendidos no final de semana de estreia!

O “Dream Team” do Marvel Studios, responsável pelo sucesso de “Os Vingadores”

Reflexo de um filme muito bem feito com uma trama direta e de fácil entendimento até mesmo para que não chegou a assistir aos filmes anteriores ou mesmo quem não é tão entendido no universo dos quadrinhos.

O filme é excelente do tipo que você precisa se conter na poltrona de tanta alegria, a historia é simples e bem amarrada, com todos os ingredientes de uma boa HQ de Super Heróis, as piadas são uma atração extra que funcionam muito bem entre os personagens e em alguns momentos arrancando muito mais do que aplausos (pelo menos na sessão que eu assisti foi uma festa) do publico.

Estes foram sem dúvida os 143 minutos mais divertidos e o dinheiro mais bem gasto que investi num filme nos últimos anos, não que eu tenha assistido a filmes ruins (alguns eram ruins sim), mas por Os Vingadoresestar acima da média da maioria dos filmes de Super Heróis e até mesmo de alguns filmes de outros gêneros.

Loki: “Eu tenho um Exército!” Tony Stark: “Nós temos um Hulk!”

Não vou aqui ficar comentando sobre a trama ou insinuando algum spoiler maior do que já foi visto nos trailers, o filme é bom, excelente, alucinantemente divertido e qualquer outra palavra que possa servir de incentivo para você ver o filme, isso se você cometeu o vacilo de não ter ido assistir (já que esta análise esta atrasada em relação a sua programação de publicação).

Daqui a alguns anos vão perguntar onde você estava no dia 27 de abril de 2012 ou nos dias que se seguiram a exibição de Os Vingadores”, se você for esperto faça um favor a si mesmo e não perca a chance de responder, Eu estava lá quando o Capitão disse: Hulk! Smash!!!”.

 

Januncio Neto é professor de roteiro para HQs e colecionador e assistiu “Os Vingadores” com os membros do Studio Made in PB e a equipe que produziu o evento “Avante Vingadores!“, juntamente com Renato Guedes e Camila Martins. Melhor do que isso só tendo a Scarlett Johanson do lado servindo pipoca!😉