Um Beijo de Rafael Coutinho.

Paloma Diniz

Paloma Diniz

Durante o último fim de semana, dos dias 18 a 20 de maio, esteve em nossa cidade o artista multimídia Rafael Coutinho para o lançamento impresso de sua história em quadrinhos O Beijo Adolescente.

Eu acompanhei a leitura desta HQ no site da IG onde foi publicada primeiramente, mas segundo Rafael Coutinho, quando a fez, já vislumbrava uma publicação impressa. O Portal IG Jovem estreou a seção webcomics em junho de 2011. Foram convidadas cinco figurinhas carimbadas da nona arte brasileira para desenvolver, semanalmente, uma página de quadrinho/tira de sua respectiva série: Raphael Salimena (Z), Rafael Sica (Borgo), Eduardo Medeiros (Roberto), Rafael Coutinho (O beijo adolescente) e Rafael Albuquerque (Tune 8).

 

Nesta HQ, segundo Rafael , “Ariel tem apenas 12 anos quando percebe que seu vômito parece um arco-íris saindo de sua boca. Só as gêmeas da gangue das Gatinhas podem protegê-lo, é o lugar mais seguro. Tomás carrega na pele as manchas descoloridas características do fim de uma época, e tenta esconder de sua namorada sua verdadeira idade. O Palhaço luta para manter o controle dos negócios, e sabe que os Meninos Alados escondem a foto do monstro que vem matando jovens pelos quatro cantos da cidade. Dizem que a adolescência é a melhor fase da vida, mas ninguém explica o que acontece quando ela acaba. Essa é uma história sobre o começo do fim do Beijo Adolescente”.

 

Rafael Coutinho, nasceu em São Paulo em 1980 e se formou em Artes Plásticas pela UNESP em 2004. Produziu curtas-metragens como animador e diretor (“Aquele Cara”- 2006 e “Ao Vivo”- 2008), e participou de importantes publicações com quadrinista (“Bang Bang”- Ed. Devir, 2005, “Contos dos Irmão Grimm”- Ed. Desiderata, 2008, “Cachalote” – Cia. das Letras, 2009). Foi integrante do grupo Base-V, produzindo murais, exposições e publicações de arte experimental. Desde 2007, expõe pinturas, desenhos e esculturas na Choque Cultural. Atualmente é proprietário do selo Cachalote de publicações e Narval Comix (Brazilian Indie Comicshop).

 

Power Trio: Rod Reis, Renato Guedes e Rafael Coutinho

Power Trio: Rod Reis, Renato Guedes e Rafael Coutinho

 

No sábado e domingo, tive a oportunidade de cicerone de Rafael Coutinho. Após almoçarmos, levei-o para conhecer nossa sala de aula na FUNESC (uma das nossas ações culturais e educacionais em prol dos quadrinhos em parceria com o Governo Estadual da Paraíba). Lá, ele falou do seu trabalho como desenhista e sua atuação nas mais diversas áreas artísticas e em particular, na sua produção como roteirista de quadrinhos e cinema.

 

A noite, na Comic House, Rafael Coutinho a partir das 19:00h autografando O Beijo Adolescente e outras produções de quadrinhos e da Narval Comix.  Numa noite agradável em confraternização de amigos, quadrinista e amantes dos quadrinhos de João Pessoa.

Esta foi a segunda visita de Rafael Coutinho à João Pessoa das três que ele veio ao nordeste. Que já confirmou retorno em breve. Deixa saudades e um beijo adolescente para nós.

 

O cartunista Laerte e seu filho Rafael Coutinho

O cartunista Laerte e seu filho Rafael Coutinho

 

Vocês podem conhecer mais sobre Rafael Coutinho e seu trabalho acessando: Narval Comix, BINGO Rafael Coutinho Blog, Universo HQ, Agosto Pra Tudo Especial: Studio Made in PB