25 de Maio: Celebre a Glória de ser um NERD

Blog Image Gallery Teaser - NERD3

“Tirem seus sabres-de-luz do armário! Peguem suas toalhas e o Mapa do Maroto! Ajustem seus phasers para atordoar, pois o inverno está chegando!”

 

Hoje para todos os amantes da cultura pop é uma data especial, dedicada a celebrar a Cultura Pop e seus alicerces hoje é o Dia do Orgulho Nerd, o celebre Dia da Toalha e o Glorioso 25 de Maio.

É óbvio que três datas tão especiais não teriam em comum o 25 de maio como dia de celebração apenas pela obra do “acaso”. Se você ainda não é versado no assunto ou ainda não se tornou um chato de galochas metido a sabe tudo sobre Cultura Pop, pretendemos humildemente esclarecer suas dúvidas sobre o tema (ou data) em questão.

Antes de qualquer coisa vamos a um breve esclarecimento que o ajudará a se inteirar de alguns detalhes importantes.

 

 

Glorioso 25 de Maio

Terry Pratchett

Terry Pratchett

 

Terry Pratchett autor da saga Discworld, no livro Night Watch, cita Glorioso 25 de maio como o dia que marca a queda da monarquia e a instauração da república no universo Discworld. Após Pratchett ter sido diagnosticado com o Mal de Alzheimer, os fãs da celebre série de livros passaram a se vestir de lilás e a contribuir para as pesquisas para a cura do Alzheimer nessa data.

 

 

O Dia da Toalha

Blog Teaser - Nerd Pride Day 05

“Tudo o que você precisará quando o universo acabar é de uma toalha”

 

Douglas Adams criador da série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias, faleceu no dia 11 de maio de 2001 e posteriormente os fãs do autor queriam encontrar uma forma de homenageá-lo, Adams era um escritor talentoso e um comediante de primeira linha, tendo inclusive escrito para a série televisiva Monty Python’s Flying Circus. Então não podia se esperar de seus fãs algo que não fosse digno do humor que ele tão bem colocou em sua obra.

Adams dedicou em um dos livros de série, uma página inteira sobre a toalha e sua importância para os Mochileiros das Galáxias, por este motivo tão importante item foi escolhido como tema para homenagear o autor e sua obra.

O primeiro Dia da Toalha foi comemorado em 25 de maio de 2001 e desde então fãs ao redor do mundo fazem uso de uma toalha como forma de reverenciar a obra e a memória de Douglas Adams.

 

O Dia do Orgulho Nerd

Blog Teaser - Nerd Pride Day 08

 

Dia do Orgulho Nerd, ou Dia do Orgulho Geek, é uma iniciativa que advoga o direito de toda pessoa ser um Nerd ou um Geek, e para promover a cultura Nerd/Geek, comemorado em 25 de maio.

A data foi escolhida como para comemorar a première do primeiro filme da série Star Wars  Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977.

Tim McEachern organizou eventos não conectados chamados Festival do Orgulho Geek e/ou Dia do Orgulho Geek de 1998 a 2000, em um bar em AlbanyNova York, que às vezes são vistas como um prelúdio para o Dia do Orgulho Nerd. Em 2006, este dia foi celebrado pela primeira vez em toda a Espanha e na internet, chamando a atenção de mídia e tendo publicidade dada por alguns meios. A maior concentração aconteceu em Madri, onde 300 Nerds demonstraram seu orgulho com um Pacman humano. Um manifesto foi criado para celebrar o primeiro Dia do Orgulho Nerd, que inclui uma lista, com tom de brincadeira, dos direitos e responsabilidades básicas dos Nerds.

Em 2007 a celebração contou com mais ajuda de instituições oficiais (como o Circo Price, de Madri) e teve comemoração mais ampla por toda a Espanha. Atividades oficiais foram anunciadas no Pilar de la HoradadaCádizHuescaCalafHuelva, e Valência. Houve uma campanha Doação de Sangue Nerd. Entre outros atos, foi exibido o filme Gritos no Corredor.

Em 2009, o reconhecimento do dia tinha alcançado o Science Channel, com programação especial em 25 de maio para celebra-lo, e eventos para comemorar o dia aconteceram em Ottawa, lar do Museu de Ciência e Tecnologia do Canadá e do e um centro de pesquisa notável no Canadá. Em 2010 o festival se espalhou ainda mais, sendo levado a cidades tão diversas como Halifax, Nova Scotia, Budapest, Hungria, Tel Aviv, Israel, Timişoara, Roménia e San Diego, Califórnia.

Atualmente o Dia do Orgulho Nerd se tornou uma data de muita relevância e é reconhecido como uma celebração legitima e cresce a cada ano, seja você um turista desbravando as maravilhas do Discworld, um Cavaleiro Jedi ou Mocheileiro das Galáxias, seja qual for o motivo que o faz se sentir Nerd, faça do seu 25 de maio um dia especial.

 

 

Eu sou um Nerd?

Blog Teaser - Nerd Pride Day 09

 

Ser um Nerd é muito mais do que colecionar Action Figures, HQs ou ter um Sabre de Luz em seu quarto, vai além de assistir todos os episódios de Game of Thrones, ler todos os livros do Harry Potter ou ter uma camiseta de Super-Herói e um óculos grande de armação preta.

Todos os itens acima citados fazem parte do universo Nerd e de seu folclore, mas são coisas que um pouco de paciência, dinheiro e uma internet de qualidade podem resolver. Ser Nerd mais do que um calhamaço de esteriótipos é um estado de espírito, é poder acreditar que se pode criar e reinventar o mundo usando sua criatividade para enfrentar as dificuldades e poder se sentir bem com coisas que a maioria das pessoas sequer daria atenção.

Gerorge LucasTerry Pratchett e Douglas Adams, antes de serem artistas de talento reconhecido e até hoje venerado, foram jovens iguais a tantos que existem aos milhares ao redor do mundo. Cheio de idéias e sonhos, apenas esperando uma oportuidade de contar suas historias e quando as oportunidades não surgiam ou simplesmente lhes eram negadas, eles mesmos as criaram.

Ser Nerd é estar sempre pronto para curtir as coisas a sua maneira, rir e celebrar aquilo que te faz bem com seus amigos, seja jogando um X-Box 360 ou um emulador de um console antigo, lendo uma HQ ou um bom livro, não importa se você tem grana ou não o que importa é que você seja uma pessoa de personalidade!