Batman: O Cavaleiro das Trevas Parte 1, análise por Januncio Neto

Januncio Neto

Januncio Neto

Sem dúvida este parece ser um ano especial para o protetor mascarado de Gothan, depois da épica conclusão da saga de Chris Nolan, Batman ganha a versão animada do clássico de Frank Miller, Batman: O Cavaleiro das Trevas (Batman: The Dark Knight Returns) de 1986.

Desde que o talentoso Bruce Timm fez uma menção a obra de Miller na saudosa seria animada do Batman nos anos 90 (Batman The Animated Series), em um episódio aonde três crianças narravam uma aventura baseada em seus pontos de vista sobre o herói, essa mesma ideia foi utilizada posteriormente num dos episódios do DVD Batman: O Cavaleiro de Gothan. Muitos se perguntavam quanto tempo levaria para que uma adaptação fosse feita.

Depois alguns bons anos e com as produções da DC Comics / Warner Bros alcançando um padrão de excelência que agrada em cheio público e crítica finalmente chega às lojas Batman: O Retorno do Cavaleiro das Trevas (Batman: The Dark Knight Returns Part 1).

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Com Bruce Timm na produção e direção de Jay Oliva, a animação é uma interessante adaptação da obra de Frank Miller e Klaus Jason, escrita por Bob Goodman. A animação não é uma versão literal da HQ transportada para uma animação, mas a uma nova visão do clássico que o respeita na maior parte da produção e acrescenta pontos de vista muito interessantes à obra original.

Se você assistiu a Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (Batman: The Dark Knight Rises) e não teve ainda a oportunidade de ler a HQ, assistir a animação vai ter ajudar a entender algumas das referências que Chris Nolan colocou no filme, mas a melhor maneira de aproveitar a animação e sem dúvida ler ou reler a HQ na qual a animação é baseada.

 

Goodman acrescentou elementos inexistentes na versão original sem deixar de levar em consideração a ideia de Miller de mostra um Bruce Wayne velho e cansado, um lobo solitário que precisa encontrar a força necessária para trazer Batman de volta a uma Gothan abatia que se encontra a mercê de toda uma legião de novos vilões e as consequências de seu retorno ao capuz trará a velhos “companheiros”.

A qualidade da animação dispensa comentários, a cada ano a DC vem se especializando no segmento das adaptações de suas obras para o mercado de vídeo DVD/Blue Ray, Batman: O Cavaleiro das Trevas juntamente com Batman Ano Um sem sombra de dúvida não pode faltar na sua coleção.

 

 

Agora é aguarda a segunda parte da animação no início de 2013, em Blue-Ray, DVD e digital. No elenco do longa dirigido por Jay Oliva estão o ator de Peter Weller (RoboCop ) como Batman, Ariel Winter como Robin e Michael Emerson (Lost) dublando o Coringa.

Sobre o trabalho que teve para dublar o vilão, Emerson disse que “ser o Coringa é algo que todo ator deseja, pois é um personagem com diversas camadas, tem um rosto próprio e um rosto para o mundo. Na verdade, ele é um vilão que é um ator, de certa forma. Isso tudo é maravilhoso e confuso ao mesmo tempo“, comentou o ator.

Portanto não perca mais tempo e assista a esta obra prima da DC / Warner Bros, e reserve uma espaço para ela na sua estante!