Batman: O Cavaleiro das Trevas Parte 2, análise por Januncio Neto

Januncio Neto

Januncio Neto

A esta altura muitos de vocês já devem ter conferido a segunda parte de Batman: O Cavaleiro das Trevas (Batman: The Dark Knight Returns), animação produzida pela Warner que adapta em duas partes a Graphic Novel homônima escrita e desenhada por Frank Miller  em 1986, que ao lado de Watchmen, escrita por Allan Moore e com arte de Dave Gibbons, tornaram-se as duas principais HQs dos anos 80 e que revolucionaram a indústria das HQs da época .

Se você teve a oportunidade de ler a Graphic Novel vai poder apreciar ainda mais as duas animações, porém se você não teve a oportunidade não terá problemas para apreciar a historia.

Frank Miller revolucionou ao levar o leitor para o interior da mente do Batman e a uma Gothan mergulhada no caos, Jay Oliva responsável pela direção da animação consegue criar uma nova abordagem dos eventos vistos nas HQs, além de acrescentar elementos que na maioria das vezes dão ainda mais relevância a obra de Miller e ainda assim mantendo fidelidade e respeito à obra original.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

A tensão politica gerada pelo retorno do Batman as ruas, os jogos de interesses, a volta do Coringa (dublado pelo ator Michael Emerson) para o acerto de contas com seu nêmeses, o levante dos Filhos do Batman, entre tantos outros momentos marcantes. A historia é realmente envolvente e a ação voraz, alcançando seu ápice no embate entre Batman e o Super-Homem.

Para os fãs da Batman as duas animações são mais que obrigatórias, elas são necessárias para entender um pouco mais sobre a complexa personalidade do personagem e dos elementos que o criaram, transformando Batman em um dos maiores heróis da ficção de todos os tempos.

Para aqueles que estão descobrindo o herói agora (por influência da trilogia dirigida por Chris Nolan e estrelada por Christian Bale) à necessidade é a mesma, porém não se deixem limitar sua curiosidade aos filmes e animações, mas sem sombra de dúvidas eles serão um belo passa porte para as aventuras e universo do guardião de Gothan City.

Tecnicamente a animação foi produzida com a qualidade que a Warner vem mantendo em suas animações, principalmente nas adaptações das aventuras dos heróis da DC Comics. A primeira parte da animação foi lançada, em 25 de setembro de 2012 e a segunda no ultimo dia 29 de janeiro, em Blu-ray e DVD.

O elenco ainda conta com Peter Weller, mais conhecido por ter interpretado o herói RoboCop, que empresta sua voz para viver Batman/Bruce Wayne e Ariel Winter que interpreta a jovem Robin.