Ray Harryhausen: Mestre da animação Stop Motion morre em Londres aos 92 anos

Teaser Ray Harryhausen 02

Ray Harryhausen entre suas criações.

 

Morreu nesta terça-feira (07/05) em Londres, Ray Harryhausen aos 92 anos, um comunicado oficial foi divulgado no Facebook pela família do californiano.

O texto da família começa com estas palavras:

“A família Harryhausen sente em anunciar a morte de Ray Harryhausen, pioneiro em Efeitos Visuais e em animação stop motion. Foi vencedor de diversos prêmios, incluindo Oscar e BAFTA. A influência de Ray sobre os que fazem os filmes de hoje é enorme; Steven Spielberg, James Cameron, Peter Jackson, George Lucas, John Landis e o próprio Nick Park citou Harryhausen como o homem que inspirou suas criações.”

Harryhausen é considerado um dos maiores (senão o maior de todos) artistas de Stop Motion de Hollywood, nascido em 29 de junho de 1920, seu nome de batismo era Raymond Frederick Harryhausen e seu interesse por animação em Stop Motion e efeitos visuais começou após ter visto King Kong de Willis O’Brien, no filme de 1933 dirigido por Merian C. Cooper. A partir de 1935, Harryhausen deu vida a criaturas e monstros dos filmes de Sinbad, Fúria de Titãs (Clash of Titans), Jasão e os Argonautas (Jason and the Argonauts) entre outros, durante sua carreira teve uma sólida parceria com o produtor Charles H. Schneer.

 

 

James CameronGeorge LucasPeter JacksonGuillermo Del ToroJohn LandisHanry SelickTim Burton e outros grandes nomes da indústria cinematográfica rendem homenagem a obra de Ray Harryhausen no documentário Ray Harryhausen Special Effects Titan (2011), existem ainda mais dois documentários dedicados a vida e obra de Harryhausen, são eles The Harryhausen Chronicles (1998) e Ray Harryhausen: “Monster Master” produzido pela Sony.

Apesar de sua extensa obra e significativa contribuição para a indústria cinematográfica Harryhausen nunca ganhou um Oscar por seus filmes, posteriormente o erro histórico foi corrigido em 1992, com um troféu honorário da Academia.

 

Sci-Fi Revoltech #20 Skeleton Soldier

Esqueleto Guerreiro criado por Harryhausen ganhou uma Action Figure produzida pela Revoltech

 

Em 2011 a fabricante japonesa Revoltech lançou a Tokusatsu Revoltech No.020 Skeleton Army, uma Action Figure esculpida por Kawada Hideaki e inspirada na celebre cena da batalha de Jasão e seus companheiros contra os Esqueletos Guerreiros do filme Jasão e os Argonautas (Jason and the Argonauts – 1963), sem sombra de dúvidas uma das mais conhecidas animações de Harryhausen. A Action Figure ainda pode ser encontrada no site da loja japonesa Ami Ami, a loja despacha pedidos para o Brasil e você pode fazer sua compra acessando este LINK.

Além de escultor e animador Ray Harryhausen também era desenhista e produziu várias ilustrações de seus projetos em Stop Motion, existem alguns livros onde esses trabalhos podem ser vistos, são eles: Ray Harryhausen’s Fantasy Scrapbook, The Art of Ray Harryhausen, Ray Harryhausen: An Animated Life e A Century of Model Animation: From Méliès to Aardman.

 

Teaser Ray Harryhausen 03

Arte conceitual da famosa cena do filme Jasão e os Argonautas

 

Ray Harryhausen deixa uma obra riquíssima e um legado que será perpetuado por todos aqueles que tiveram a oportunidade de apreciar o trabalho de sua vida com a mesma paixão e alegria com a qual ele dava vida a suas fantásticas criaturas. Muito do que conhecemos hoje de cinema e principalmente de efeitos especiais de deve ao árduo trabalho de pioneiros como Ray Harryhausen.

Agradecimento especial a Lídia Byanca pela ajuda no trabalho de tradução!