Por que o dia 25 de Maio é tão especial?

Blog Teaser - Nerd Pride Day 12

 

Hoje é 25 de Maio, um dia qualquer para a maior parte das pessoas ao redor do mundo, porém um dia mais que especial para os Nerds.

Duas celebrações muito tradicionais comemoradas neste dia, são elas o Dia da Toalha e o Dia do Orgulho Nerd, porém o 25 de Maio também uma data especial para os fãs da série de livros Discworld, criada pelo escritor Terry Pratchett. para eles hoje é celebrado o Glorioso 25 de Maio!

 

Mas quem é Terry Pratchett? Como assim, “Mas quem é Terry Pratchett?”

Blog Teaser - Nerd Pride Day 11

Terry Pratchett: “Escrever é a coisa mais divertida que alguém pode fazer sozinho.”

 

Terence David John Pratchett, nasceu em 28 de Abril de 1948, Pratchett diz em seu site que vendeu a primeira história quando tinha apenas treze anos, e explica que, com o dinheiro recebido, comprou uma máquina de escrever usada. A sua primeira novela humorística foi “The Carpet people” publicada em1971. Após trabalhar como jornalista e assessor de imprensa por anos, escrevia nas horas vagas, o primeiro livro da série Discworld foi publicado em 1983 com o título de “A Cor da Magia”, o estrondoso sucesso do livro acabou por levar o autor a uma carreira literária em tempo integral.

Através de um humor cáustico e irônico ele usa histórias ambientadas num mundo de fantasia para trazer à tona incoerências e idiossincrasias bem reais. No entanto, consegue fazer isso sem prejudicar as características mais marcantes das suas obras: o bom humor e o entretenimento inteligente. O seu sucesso há muito que ultrapassou as fronteiras da Inglaterra, e não há nenhum exagero em colocar seu nome ao lado de celebres autores como J.R.R Tolkien, C.S Lewis e Douglas Adams, já tendo seus livros publicados em 27 idiomas. Terry vive em Wiltshire com a sua esposa Lyn e a sua filha Rhianna, segundo ele, escrever é a coisa mais divertida que alguém pode fazer sozinho.

O autor sofre de Alzheimer e narrou em 2010 o documentário Terry Pratchett: Choosing To Die (Terry Pratchett: “Escolhendo Morrer”), sobre o processo de morte assistida. O documentário estreou em 2011.

 

 

Mas o que é afinal o Discworld?

Blog Teaser - Nerd Pride Day 04

 

Discworld é um mundo plano repleto de magia e sustentado pelos ombros de quatro elefantes gigantescos (Grande T’phon, Tubul, Berilia e Jerakeen), que, por sua vez, estão sobre o casco de uma enorme tartaruga, a Grande A´Tuin. Esse conceito é inspirado pela crença da Mitologia Hindu, na qual o mundo é apoiado em seres semelhantes, com uma nomenclatura diferente. O próprio Pratchett comenta em A Cor da Magia, algo sobre de onde veio a idéia para criar o Disccworld. Ela estava simplesmente “dando sopa”, em algum lugar e ele havia sido esperto e rápido o suficiente para pega-la.

A série é repleta de personagens marcantes e genuinamente apaixonantes, em A Cor da Magia os principais personagens são Rincewind e DuasFlor, mas eles são apenas dois dentre tantos personagens criados por Pratchett ao longo da série.

 

Wear The Lillac Day

A cada ano, no dia 25 de Maio, o grupo de sobreviventes da Revolução Gloriosa se reúne no Cemitério dos Deuses Menores para homenagear os mortos da revolução com flores lilás (mas não se refere à cor lilás, é ao gênero lilás, composto por 94 espécies), estes acontecimentos são mostrados no livro Night Watch (algo como “Guarda Noturna”, alguns de vocês podem lembrar de Game of Thrones nesse momento), 29° livro da série Discworld, publicado em 2002 (o que  faz imaginar se não é em homenagem a Douglas Adams).

Após o autor Terry Pratchett ser diagnosticado com Alzheimer, fãs de seus livros decidiram usar alguma peça na cor lilás, no dia 25 de maio como forma de homenagem, mostrar apoio e ainda organizar uma campanha para arrecadar fundos para pesquisas destinadas ao tratamento do Alzheimer.

Se você ainda não conhecia mais este motivo para celebrar o 25 de Maio, espero que não perca a oportunidade de conhecer o Discworld e toda magia criada pelo nobre Terry Pratchett.

Em 2008 a Sky One produziu um filme para TV adaptando  A Cor da Magia (The Colour of Magic), o filme tem no elenco nomes como David Jason, Sean Astin, Tim Curry, Jeremy Irons, Christopher Lee e o próprio Terry Pratchett fazendo uma ponta. Abaixo vocês poderão conferir o trailer deste filme e o documentário Terry Pratchett: Choosing To Die (em inglês).

 

 

 

Se você deseja saber mais sobre o Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha acesse:

25 de Maio: Celebre a Glória de ser um NERD

 Hoje é o “Dia da Toalha” e o “Dia do Orgulho Nerd”, mas como tudo começou?