David Lloyd produz sketch em apoio aos protestos na cidade de João Pessoa e no resto do país

Januncio Neto 03

Januncio Neto

Durante as ultimas semanas o mundo ficou sabendo que o Brasil não se limitava apenas a um povo hospitaleiro banhado pelo sol tropical. Muito mais do que isso, as autoridades brasileiras perceberam que a mudança bateu à porta de seus palácios e gabinetes e no momento, devem se perguntar “O que vamos fazer agora?”.

Muito já se falou sobre os protestos, os partidos oportunistas, a omissão de alguns órgãos de imprensa, os vândalos e a truculência policial no Brasil. O mundo já viu tudo isso. Mas e a nossa visão particular sobre isso tudo? Nossa forma de lidar com a historia sendo escrita em nossas portas e nossos esforços para que no futuro, o presente seja um capítulo e não apenas uma nota de rodapé?

Essa sempre foi e continua sendo a minha preocupação sobre os fatos que vivemos em nossa cidade. João Pessoa (capital do estado da Paraíba) também tomou parte e teve sua população nas ruas reivindicando seus direitos.

 

Mídia Colaborativa - Photo by Thiago Nozi

Os protestos em João Pessoa, foram marcados pela ordem, apoio da população e as máscaras de Guy Fawkes

 

Um amigo próximo se mostrou muito interessado nos protestos e me perguntou se seria legal usar uma máscara de Guy Fawkes nas manifestações, afinal é a máscara do V, a face que os Anonymous escolheram para se mostrar ao mundo. Quem não acharia legal ir pra um protesto com uma máscara dessas?

Fiquei pensando no assunto e conversando com Clara Santos (membro do Studio Made in PB). Ela comentou: Você tem o contato com o desenhista de V de Vingança. Ele já cedeu entrevista pro blog não foi?  Conversa com ele a respeito e quem sabe ele não manda uma arte em apoio aos protestos que vamos realizar na cidade, não custa nada tentar.

Então, depois de pensar um pouco e também de ter visto um artigo em um dos jornais da cidade, falando sobre Guy Fawkes e a influência de V de Vingança nos atuais protestos, decidi fazer contato com o senhor David Lloyd que, junto com Alan Moore, fez de uma HQ mais que simples entretenimento, sua obra se tornou um instrumento de questionamento e reflexão.

A seguir vocês conferem trechos da conversa.

 

Quarta 19/06

Januncio Neto: Como vai senhor Lloyd? Desculpe se estou atrapalhando mas gostaria de saber se o senhor poderia me fazer um favor.

David Lioyd: Qual?

 

Januncio Neto: Você sabe que estão acontecendo muitos protestos no Brasil, porque as pessoas estão exigindo que o governo  faça políticas públicas de qualidade e investir os recursos financeiros de forma transparente.

David Lioyd: Sim, acabo de ouvir dizer que reverteram os aumentos das tarifas.

 

Januncio Neto: Aqui em nossa cidade será organizada uma passeata amanhã. Muitos estão usando máscaras de Guy Fawkes e muitas pessoas estão querendo saber mais sobre V de Vingança. Inclusive um jornal local fez um artigo falando sobre quem foi Guy Fawkes e a HQ.

David Lloyd: Sim, fui contatado por um jornalista daí.

 

Januncio Neto: Gostaríamos de saber se você poderia enviar um Sketch do V em apoio ao pessoal da nossa cidade que irá realizar o protesto amanhã? A população está aproveitando a oportunidade para cobrar mais respeito do governo para com o povo, porque não é mais uma questão de poucos centavos no preço da passagem de ônibus. Eu não sei se o senhor normalmente atende a este tipo de pedido, mas eu precisava fazer a pergunta.  Desde já agradeço pela a sua atenção..

David Lloyd: Como um mero criador da imagem, não tenho certeza que meu apoio será de grande ajuda, mesmo eu tendo muita simpatia, é claro, pelo protesto. Fico feliz de fazer um sketch ou algo do tipo. Voltarei a te contatar. Boa sorte!🙂

 

Sexta 21/06

David Lloyd: Como é o lema que vocês usam nos protestos em português, Januncio?

 

Teaser David Lloyde 02

David Lloyd desenhista de V de Vingança, também acompanha as notícias de mudanças vindas do Brasil

 

E depois desta conversa foi com muita alegria que ao conferir meus e-mails hoje cedo, pude conferir que David Lloyd enviou o aguardado sketch, um simples sinal de apoio a todos que querem realizar a mudança em nossa cidade e em nosso país.

Portanto acredito que muito mais que um presente de David Lloyd o desenhista de V de Vingança esta arte possa mostrar que mesmo alguém que está tão distante de todos nós, espera que nós mudemos nosso país para melhor a partir do momento que nos tornamos cidadãos melhores.

 

V For Brasil

V for Brazil: “My pleasure. I wish you all the best of luck in our efforts.” David Lloyd

 

Agradecimentos especiais a Clara Santos, Eric Jason e Lídia Byanca.