Como criar personagens novos e originais para o seu roteiro

Januncio Neto 03

Januncio Neto

Frequentemente meus alunos (e acredito que eles não sejam os únicos) sempre sentem alguma dificuldade para criar personagens para suas histórias.

Sempre costumo fazer muita pesquisa quando se trata de roteiro para historias e desenvolvimento de personagens, neste artigo decidi compartilhar com vocês uma das minhas fontes de pesquisa preferidas. O Blog DICAS DE ROTEIRO foi criado por Valeria Olivetti e dedica-se exclusivamente a divulgar artigos repletos de preciosas informações para qualquer um que esteja se aventurando na salutar ocupação de escrever historias.

Apesar de não tratar especificamente de roteiros para HQs, os artigos estão repletos de dicas e informações preciosas que merecem ser conferidas com muita atenção.

Decidi compartilhar com vocês alguns artigos sobre a criação de personagens e este é o primeiro deles: Como criar personagens novos e originais para o seu roteiro.

Espero que possam aproveitar bem as informações e prestigiar o trabalho da Valeria no DICAS DE ROTEIRO.😉

 

Blog Teaser - Dicas de Roteiro 01

 

artigo de hoje foi escrito por Ugur Akinci e tirado de seu site, How To Write Anything:

Existe uma maneira fácil de criar personagens novos, originais e interessantes para o seu roteiro.

Filmes com personagens estereotipados não são bem aceitos no mercado de hoje. Os espectadores estão muito sofisticados. Eles já viram centenas, senão milhares de filmes, e têm um bom senso do que já foi feito antes.

Produtores? O mesmo. Eles não querem soltar milhões de dólares só para oferecer outro Mad Max, James Bond, ou My Fair Lady para o público.

Então, qual é o segredo para criar personagens novos? Duas palavras: COMBOS OUSADOS.

Combine traços e estilos de vida discordantes em um personagem e de repente você tem um perfil emocionante, vivo e respirando, sobre o qual os espectadores teriam curiosidade de saber mais.

Pegue um “chefe da máfia”, por exemplo. Um personagem importante de muitos filmes de máfia, correto?

Então, se você escreveu sobre mais um Tony Soprano ou Don Corleone, você estragou tudo.

Todavia… E se o seu “chefe da máfia” escreve poesia, secretamente as envia para vários concursos, e um dia vence um grande concurso de poesia nacional e a CNN tenta entrevistá-lo? Pense nas complicações embaraçosas que se seguem…

Uma professora universitária… e se ela for também uma peoa de rodeio nos meses de verão? Ou, e se for descoberto que ela nem terminou a escola primária?

Um motorista de caminhão de lixo… pode ele ter poderes de cura? Ele pode transformar o lixão municipal num santuário para aqueles que procuram cura rápida para suas doenças terminais?

Pode uma avó de Old Town, no Maine, vir a ser uma assassina de aluguel contratada por um proeminente corretor de Wall Street para neutralizar… (quem)?

E que tal uma agente secreta masoquista e bulímica?

Aqui vai um pequeno exercício divertido:

Prepare duas colunas.

Na primeira coluna escreva 20 profissões muito específicas (tipo… chef gourmet, escritor técnico, caminhoneiro de carreta Peterbilt, curador-chefe de museu etc.).

Na segunda coluna escreva 20 hobbies, manias ou crimes bem específicos (tipo… tem um caso com uma estrela do futebol brasileiro, tem que ir ao banheiro a cada 10 minutos, fala 17 línguas fluentemente etc.).

Em seguida, desenhe linhas entre os itens da primeira coluna e os da segunda e veja que tipo de faíscas criativas começam a surgir. Você pode ficar muito agradavelmente surpreso.

Os seus personagens serão tão originais quanto você conseguir ser ousado em sua escrita.

Portanto, não se reprima quando estiver criando os seus heróis e vilões. Ou o seu filme vai sofrer um desaparecimento rápido e silencioso das bilheterias.

 

Justice Heroes by Alex Ross


Espero que possam aproveitar as dicas, em breve estaremos trazendo mais material para ajuda-los no desenvolvimento de seus personagens e historias!😀