Marvel confirma republicação do Miracleman de Alan Moore em 2014

Alan Moore Teaser

 

Após o anuncio de Joe Quesada durante a New York Comic Con (NYCC) sobre a publicação de Miracleman pela Marvel de todo o arco produzido por Neil Gaiman e Mark Buckingham e sua conclusão na edição #25 ainda inédita, muitos se perguntaram: E quanto ao Miracleman de Alan Moore?

Para a alegria de todos, um comunicado oficial da Marvel Comics deixou claro que a editora vai republicar todo material de Miracleman produzido na década de 80, começando com o trabalho de Moore. A confusão quanto à possibilidade ou não o material ser publicado decorre do fato de que durante a NYCC nada foi divulgado sobre a obra ou o nome de Alan Moore.

Quando o projeto da republicação foi revelado durante a NYCC no último fim de semana, foi confirmado que a republicação terá inicio em janeiro do ano que vem com Miracleman # 1, que contém uma história de Moore, Garry Leach e Alan Davis. Mas o foco do anúncio foi exclusivamente sobre o arco produzido por Gaiman e Buckingham, que se iniciou na edição # 17 da série original. Isso alimentou especulações quanto à disponibilidade futura do cobiçado material de Moore. A Marvel tentou minimizar a confusão da melhor forma possível. Mas como fazer isso sem usar o nome do autor? Simplesmente realizando uma comparação com Watchmen, obra mais famosa de Moore:

 

Fãs sortudos o bastante para terem lido estas historias quando elas foram originalmente produzidas, algumas vezes se referem a esta fase de Miracleman como “a Watchmen perdida”, e a Marvel está orgulhosa de finalmente trazer estas revistas incríveis para um público que clamava por elas.

 

O site Comics Alliance confirmou que o material de Alan Moore, ilustrado por Leach, Davis , Chuck Beckum , Rick Veitch e John Totleben será reeditado, mas não esta claro se a editora poderá usar o nome do autor em anúncios à imprensa. Pode ser uma precaução legal ou a típica e veemente insistência do escritor se distanciar de seu trabalho com a editora, ou alguma combinação dos dois.

Lembrando que no passado Moore se recusou a receber pagamentos provenientes de reimpressões, continuações e adaptações para outras mídias de várias de suas obras, como foi visto no caso das adaptações cinematográficas de Watchmen e V de Vingança.

 

Miracleman Teaser 02

 

Começando em 1982, Moore escreveu as 16 primeiras edições de Miracleman (originalmente publicadas na revista britânica Warrior), Gaiman assumiu na edição #17. Como o restante da série, as histórias de Moore estavam no limbo jurídico durante anos, após o fechamento da Eclipse Comics (a editora que publicou a série depois da Warrior). Após longos processos e uma trama repleta de reviravoltas que merecia virar uma série da HBO, a Marvel anunciou na San Diego Comic Con de 2009, que tinha adquirido os direitos sobre o personagem, incluindo as edições publicadas pela Eclipse.

Miracleman #1 será republicado pela Marvel Comics em janeiro de 2014.

 

 

Miracleman: Triumphant

Mike Deodato Teaser 01

 

Com o retorno de Miracleman (também conhecido como Marvelman) depois de décadas de brigas jurídicas e várias disputas pelos direitos de publicação, a Marvel Comics finalmente parece que vai escrever o ultimo capítulo dessa épica saga.

E o desenhista brasileiro Mike Deodato Jr. tem um capítulo nessa saga. Surpreso com essa alegação? Então vamos aos fatos.

Em 1992 (antes de chegar ao estrelato com a Mulher-Maravilha) Deodato era o desenhista do arco Miracleman: Triumphant, que contava com roteiro de Fred Burke e arte-final de Jason Minor.

A primeira edição seria publicada em 1993, mas infelizmente a editora Eclipse faliu e o arco não foi concluído. Na época Deodato (assim como todos os desenhistas brasileiros) enviava os originais pelo correio para que fossem arte finalizados e depois de tantos anos, não se sabe o paradeiro destas páginas.

Miracleman: Triumphant narrava (ou narraria) os eventos ocorridos no período de 10 anos entre as eras de Ouro e Prata, muito provavelmente este arco seria publicado após o arco de Neil Gaiman e Mark Buckingham.

Como fã do personagem Deodato esta muito contente com a aquisição da Marvel e esta ansioso para poder conferir o material que será republicado. Quanto a Miracleman: Triumphant, Deodato não faz ideia se um dia o arco será publicado, mas gostaria de ter a chance de trabalhar com o personagem, mesmo sabendo que as chances são muito pequenas.

 

Miracleman - Triumphant

Página de Miracleman: Triumphant

 

Agradecimentos especiais a Rico Teles Jonathas Pessoa, pela ajuda no trabalho de tradução.