Studio Made in PB Tutoriais: Coloração Digital utilizando o PaintTool SAI

TEASER - Akuma Tutorial

 

Edson Ferreira é  colorista do Studio Made in PB  e desenvolveu este tutorial que vocês irão conferir a seguir. Neste tutorial em particular Edson vai utilizar o programa Painting Tool SAI.

O PaintTool SAI é um programa gratuito desenvolvido pela Systemax, para o trabalho com imagens em geral. Você pode tanto produzir imagens, quanto editar fotos e pode ser uma alternativa ao tradicional programa da Adobe . Mesmo as instruções e dicas tendo como base o Painting Tool SAI, elas podem ser utilizadas perfeitamente no Photoshop.

Espero que as informações contidas neste tutorial possam ser úteis a todos e esperamos contar com a opinião de todos, para desta forma sempre possamos trazer informações de qualidade para vocês!

 

 

 

TEASER - Akuma Tutorial 01

01 – O Software usado nesse trabalho foi o Painting Tool SAI, um programa bem leve, claro não tem tantas funções quanto o Photoshop (PS). Mesmo assim ele é bem útil, vale a pena gastar um pouco de tempo aprendendo suas funções, aqui utilizei uma tablet Wacoon.

WACOM BAMBOO CTL 470, para fazer o esboço inicial utilizei na primeira camada à caneta nanquim, na densidade máxima.

 

TEASER - Akuma Tutorial 02

02 – Numa nova camada em modo multiply, ainda utilizando a caneta nanquim do Sai (que no PS equivale a utilizar um pincel duro com a opacidade no máximo) eu comecei a rabiscar os detalhes e ir definido os volumes do desenho. Foi então que decidi colocar a iluminação vinda de baixo pra dar um ar mais sinistro ao Akuma/Gouki, então diminuindo a densidade do pincel pintei esse sombreamento na parte de cima do personagem e também esbocei como queria que fosse o fundo, já dando ideia de como seriam os efeitos especiais.

 

TEASER - Akuma Tutorial 03

03 – Aumentei a opacidade da camada anterior e comecei a traçar agora com mais cuidado em uma nova camada. Nessa fase é preciso evitar remontar os traços, ou seja, cada traço deve ser feito de uma única vez, procurei também diminuir ao máximo o tamanho do pincel para que o traço não engrossasse muito caso eu apertasse a caneta com mais força, a ideia é deixar as linhas bem finas. Depois de feita essa etapa, tanto a primeira quanto à segunda camada de esboços podem ser deletadas, somente essas novas linhas serão uteis daqui pra frente.

 

TEASER - Akuma Tutorial 04

04 – Embaixo da camada dos traços cria-se uma camada flat que tem a função principal de tornar a silhueta do personagem rapidamente selecionável, infelizmente pra essa parte não há atalho é preciso ir pintando com caneta nanquim até preencher todo o personagem. Pinta-se primeiro as bordas com cuidado pra não ultrapassar os traços, depois na parte de dentro é possível utilizar o “balde de tinta” desde que todo o desenho esteja perfeitamente fechado. Mesmo assim quando você for fazer isso vai ocorrer uma certa falha no preenchimento que é causado pelo anti-alias (tando no SAI como no PS isso acontece mesmo) é só pintar essa falha que esta tudo bem.

 

TEASER - Akuma Tutorial 05

05 – O flat secundário pode ser feito na mesma camada que a anterior, (nesse caso escolhi fazer em uma nova) consiste simplesmente em pintar os objetos nas suas respectivas cores. Eu chamo de “cor difusa”, pois é a cor que o objeto teria se acaso fosse iluminada por uma luz difusa branca.

Enfim aqui o quimono do Akuma é roxo, o cordão e as luvas são marrons, as bolas do colar são alaranjadas, o cabelo vermelho e sua a pele é escura. Esta etapa é a mesma em todo tipo de desenho e serve pra facilitar mais tarde a seleção das cores, ou seja, se eu quero trabalhar a parte do kimono, basta utilizar a “magic wand” (Varinha Mágica) ferramenta existente tanto no SAI como o PS e assim trabalhar a parte selecionada.

 

TEASER - Akuma Tutorial 06

06 – Texturas: Como explicado na camada anterior eu utilizo a Varinha Mágica para fazer a seleção nas zonas de cor, porem em qualquer trabalho eu faço em uma nova camada para manter minha camada flat intacta, caso eu me arrependa de ter feito alguma alteração, assim sendo fiz uma nova camada em modo multiply para criar sujeira na roupa do Akuma e algumas manchas no corpo dele.

Um escurecimento ao redor dos olhos pra aumentar a agressividade dele tudo é feito com o pincel nanquim, apenas diminui a densidade para que ficasse bem transparente para que eu pudesse ir pintando aos poucos.

NÃO CONFUNDA essa fase com sombreamentos, essas manchas são texturas e poderiam aparecer mesmo no lado mais iluminado do personagem.

 

TEASER - Akuma Tutorial 07

07 – Com a textura terminada irei partir para os sombreamentos é nessa fase que a camada da silhueta se torna útil, pois eu a utilizo pra selecionar todo o personagem para executar essa tarefa tanto no PS quanto no SAI, o comando é o mesmo no menu da camada, clique na camada segurando o CTRL no teclado, desta forma a zona pintada da camada é rapidamente selecionada, crio em cima da camada da textura uma nova camada em modo multiply, e com o Pincel Nanquim com pouca densidade (equivalente no PS a qualquer pincel bem transparente) eu vou pintando o sombreamento.

Eu utilizo a cor preta pra fazer esse trabalho, diminuindo a transparência da camada para que o preto se torne um cinza transparente e assim vou modelando a figura.

 

TEASER - Akuma Tutorial 08

08 – Aqui mais uma camada e o mesmo pode ser dito tanto nesta camada como na anterior. Aqui eu dou um reforço escurecendo ainda mais onde for necessário

.

TEASER - Akuma Tutorial 09

09 – Novamente mais uma camada transparente com pintura em preto, essa técnica utiliza um pouco o principio da aquarela, aonde você vai escurecendo tom sobre tom. Note que eu desliguei as camadas de cor justamente para não atrapalhar na hora da pintura, para que eu não acabe influenciado pela cor na hora de sombrear. Prefiro dessa forma, pois o sombreamento se torna mais conciso pra mim.

 TEASER - Akuma Tutorial 10

10 – Agora as camadas de sombreamento foram todas mescladas em uma camada só, elas estão em modo multiplicação. Utilizei a camada flat colorida pra selecionar as zonas de cor e no Photoshop utilizei a parte selecionada para colorir a camada de sombreamento.

Para conseguir sombras coloridas o comando tanto no SAI como no PS para essa ferramenta é CTRL+U. Aparecera uma caixa de dialogo onde você pode alterar a cor da área selecionada, utilizando os comandos de luminosidade, tom, e saturação. Eu utilizo um principio simples, para zonas onde a cor é fria (o roxo do kimono) eu utilizo ou azul escuro ou preto mesmo, para zonas de cor quente (pele luvas, cabelos, etc) utilizo cores quentes, algum marrom ou outra cor parecida.

 

TEASER - Akuma Tutorial 11

11 – Esta na hora de experimentar algum “Background” para realizar essa etapa com tranquilidade utilizo a camada da silhueta, basta fazer aquele pequeno truque de segurar o CTRL no teclado e clicar na camada, assim você terá a silhueta do Akuma selecionada.

No PS você deve clicar com o botão direito do mouse e clicar em “INVERTER SELEÇÃO” assim tudo no desenho será selecionado, EXCETO o Akuma. Desta forma você vai poder pintar a vontade.

 

TEASER - Akuma Tutorial 12

12 – Aqui apenas ativei a camada flat colorida para ver como fica em conjunto com a camada do sombreamento que agora esta colorida também.

 

TEASER - Akuma Tutorial 13

13 – Agora ativo a camada da textura.

 

TEASER - Akuma Tutorial 14

14 – As cores e as sombras pra mim já estão ok, então por cima de tudo eu começo a trabalhar alguns efeitos de luz, para isso eu crio uma nova camada só que dessa vez é em modo “ADIÇÃO” (ADDITION) no PS também existe o modo DODGE COLOR, que funciona de modo similar.

Esse modo é muito bom para se criar efeitos de luminosidade, para obter maior controle você pode, por exemplo, utilizar a camada flat para selecionar a pele do Akuma e voltar na camada ADDITION e trabalhar somente a pele dele e assim por diante para cada parte da pintura. Particularmente eu faço isso pra desenhos mais complicados.

Neste eu não fiz isso, pintei direto nessa camada eu utilizo o pincel nanquim com a densidade muito baixa. Quando vou pintar na pele, por exemplo, eu utilizo a mesma cor da pele, basta segurar ALT e clicar na cor, assim você estará usando a mesma cor da pele em modo adição, desta forma quando você pintar a cor será a equivalente “BRILHANTE” daquela cor escolhida.

Você notará que quando você pintar a cor ficará exageradamente clara, então basta aumentar a transparência da camada até ficar na luminosidade desejada.

 

TEASER - Akuma Tutorial 15

15 – Mais uma camada em modo ADDITION, mas utilizei apenas para fazer um efeito de luz nos olhos. Pintei com vermelho puro depois “esfumacei” ao redor com o pincel “WATER”, no PS é possível utilizar o “Esfuminho” na barra de ferramentas para fazer isso ou então utilizar o filtro “Gaussian Blur” para um resultado similar.

 

TEASER - Akuma Tutorial 16

16 – Aquele velho truque de selecionar a silhueta do Akuma, depois inverter a seleção desta forma você selecionou tudo EXCETO o Akuma.

Então se cria mais uma camada em modo ADDITION, pintamos o “KI” (Energia) do Akuma com vermelho e o pincel nanquim com a densidade bem baixa pra dar essa transparência.

 

TEASER - Akuma Tutorial 17

17 – A CMADA FINAL: Mais uma camada em modo ADDITION, foi utilizado somente o pincel nanquim bem transparente para fazer esse efeito do “KI” só que dessa vez avancei um pouco sobre o desenho para que o “KI” se misturasse um pouco e ficasse mais harmonioso.

Estou satisfeito com o resultado final, desculpem pelo texto longo, mas estamos trabalhando para desenvolver tutoriais em vídeo para o próximo ano, o que com certeza irá dinamizar nosso trabalho para todos vocês.

Espero que tenham gostado do tutorial, para ver esta ilustração em alta resolução acessem  meu deviantART.

 

Contamos com sua participação, ficaremos felizes em ajudar da melhor forma possível. Curta, compartilhe e dê sua opinião! 

A seguir vocês podem conferir todas as imagens em seu tamanho original para ter mais detalhes de todo o processo. Inté a próxima pessoal!😉

 

 

Tutorial Image Galley