Análise de “Noragami” por Januncio Neto

Januncio Neto

Januncio Neto

Yato (夜ト) é um deus menor, cujo sonho é ter um monte de seguidores para adorá-lo e prestar-lhe culto e oferendas. Infelizmente, o seu sonho está longe de se tornar realidade desde que ele não tem sequer um único santuário dedicado a ele.

Abandonado por Tomone seu Shinki que numa tradução livre seria algo como “Tesouro Sagrado” (uma espécie de arma divina) justamente por sua “humilde” condição em relação aos demais deuses, Yato se encontra sozinho no mundo e numa condição ainda pior do que estava antes.

 

Mas a vida de Yato muda radicalmente quando seu caminho se cruza com o da jovem Iki Hiyori (壱岐 ひより). A jovem tenta salvar Yato de um atropelamento, porém sofrendo o acidente no seu lugar.

A partir deste evento Yato, Hiyori e Yukine (雪音) embarcam numa aventura alucinante pelo mundo espiritual japonês.

 

TEASER - Norigami 01

 

A série animada Noragami (ノラガミ) é baseada no mangá homônimo criado por Adachi Toka e publicado pela editora Kodansha na revista Monthly Shōnen Magazine desde 2010.

A série de TV Noragami é produzida pelo Studio Bones, dirigida por Kotaro Tamura o responsável pela adaptação do roteiro do mangá para TV é Deko Akao e Toshihiro Kawamoto é o responsável pelo Character Desing dos personagens.

Antes de sua estreia televisiva, Noragami teve seu primeiro episódio exibido ano passado durante o Anime Festival Asia no dia 10 de novembro. Este ano a série começou a ser exibida no Japão no dia 05 de Janeiro, na Tokyo Metropolitan Television e posteriormente na Television Aichi Broadcasting e nos canais Mainichi Broadcasting System e Nippon BS Broadcasting.

Noragami faz parte da nova safra de animês de 2014 e assistir o seu trailer foi o que despertou meu interesse em prestigiar seu primeiro episódio.

Se você é fã de KARAS, Bleach e Yu Yu Hakusho, vai logo se familiarizar com os elementos místicos presentes na série e muito provavelmente vai ficar interessado em ver aonde essa turma vai chegar ao longo da série. Mesmo se você não for fã das séries que citei anteriormente acredito que você tem boas chances de gostar do que vai ver.

Os personagens se desenvolvem facilmente nesse primeiro episódio e claro tem muito mais pra se descobrir deles, mas se a primeira impressão é a que fica Norigami vai merecer um espaço no meu HD.

 

Norigami Promotional Art

 

Ano passado fiz a mesma aposta com Shingeki no Kyojin e fui ricamente gratificado, espero que Norigami possa me trazer boas aventuras e bastante divertimento.

Diferente da análise de um filme como normalmente acontece aqui no blog, o fato de escrever sobre o primeiro episódio de uma série não me da muitas opções além de expressar a vocês o meu desejo de continuar a acompanhar as aventuras do “Stray God” Yato. Espero que vocês possam ter a oportunidade de conferir Norigami e tirar suas próprias conclusões a respeito do episódio.

O PUNCH Fansub esta disponibilizando a série e você pode encontrar o mangá no MangaHost. Fiz a comparação entre o mangá e o animê e existem diferenças significativas entre ambos, porém nada que comprometa o andamento da série.

 

 

* A música de abertura se chama Goya no Machiawasecomposta por Shuntarō e interpretada pela banda Hello Sleepwalkers, já a música de encerramento se chama Heart Realize composta pela banda Supercell e interpretada pela cantora Tia.

 

Januncio Neto é professor de roteiro na escola de desenhos para HQs do Studio Made in PB, colecionador de HQs, Action Figures e Filmes. 

Ele gostaria de possuir um “Shinki”, para poder combater espíritos malignos ao custo de 5 Yenes.