Análise de REDLINE por Januncio Neto

Januncio Neto

Januncio Neto

REDLINE (レッドライン) é um longa de animação produzido pelo famoso estúdio japonês MadHouse (Street Fighter: The Movie, Vampire Hunter D), uma ficção científica que usa como base o automobilismo,  se você tiver idade suficiente vai entender quando eu digo que REDLINE seria mais ou menos um alucinante mistura de Wacky Races e Yogi’s Space Race (A Corrida Maluca e A Corrida Espacial do Zé Colmeia, respectivamente, ambos desenhos animados produzidos pela Hanna-Barbera) com Akira e Freedom (ambas animações de Katsuhiro Otomo).

Provavelmente os mais entendidos (e/ou puristas) poderão achar essa comparação um tanto grosseira, porém o objetivo dela é dar uma noção rápida do que aqueles que ainda não tiveram a chance de assistir a animação possam imaginar o que os espera.

 

Blog Teaser -  REDLINE 21

 

Assim como nas animações de Otomo, REDLINE simplesmente dispensa comentários no quesito qualidade, é uma animação da MadHouse e se você conhece um pouco sobre animação japonesa sabe que isto é um belo cartão de visita, portanto vamos a outros pontos.

 

 

A HISTORIA

Em um futuro distante, quando todos os carros com rodas tornaram-se obsoletos, existiam uns poucos tolos que mantinham o espírito das corridas nas veias.”

JP (Takuya Kimura)  também conhecido como JP “O Suave” é o protagonista, um piloto de corridas interplanetárias que aparentemente fazem parte de um campeonato clandestino que conta com pilotos de toda galáxia, o campeonato é dividido por corridas conhecidas como “Lines” (na animação são citadas a Blue Line, Yellow Line e a Red Line) aonde os vencedores são automaticamente para a próxima corrida. JP tem em sua equipe seu amigo de infância Frisbee (Tadanobu Asano)  e o genioso e aparentemente rabugento “Velhote” (Takeshi Aono).

Sonoshee McLareen (Yû Aoi) é a “charmosa” piloto do Caranguejo Sonoshe, que promete ser a grande rival de JP, desde criança o maior sonho de Sonoshee é vencer a Red Line e definitivamente perder a corrida não esta em seus planos.

 

Completando o Grid da Red Line temos:

Machine Head (Kouji Ishii) : O Homem Máquina campeão irrefutável da Red Line. uma verdadeira lenda viva.

Lynchman & Johnny Boya (Tatsuya Gashuin & Yoshinori Okada) : Uma dupla dinâmica de caçadores de recompensa.

Trava & Shinkai (Kanji Tsuda & Yoshiyuki Morishita) : Dois encrenqueiros que adoram confusão.

Boiboi & Bosbos (Akane Sakai & AKEMI) : As irmãs Super Boins do planeta Supergrass, uma perigosa combinação de sensualidade e fofura, além de pilotos elas ainda são cantoras pop.

Hamesh Frini (Daisuke Gouri): Também conhecido como Gori-Rider, um policial espacial truculento e corrupto!

Miki & Todoroki (Shunichiro Miki & Ikki Todoroki) : Os representantes do planeta Terra, campeões da Blue Line. Eles odeiam o Gori Rider! (Sim, se você prestou atenção os personagens tem o mesmo sobrenome dos seus dubladores).

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Todos os personagens são carismáticos e tem seu momento especial na animação, mas não vá pensando que existem vilões ou heróis tradicionais entre os pilotos, eles são muito mais velozes e furiosos do que se pode esperar, o que deixa tudo muito mais divertido.

Se você imaginar que na Red Line qualquer apetrecho é permitido nos veículos (acreditem, tem de tudo nesses carros), pode-se ter ideia do nível das confusões que vão surgir ao longo da corrida.

Princialmente pelo fato da Red Line ser realizada no Roboworld, um mundo militarizado inimigo declarado do povo de Supergrass e que não esta nada satisfeito com a ideia da corrida ser realizada em seus domínios.

 

 

PRODUÇÃO

REDLINE marcou a estreia de Takeshi Koike como diretor, anteriormente Takeshi já havia trabalhado em outras produções como Vampire Hunter D, Ninja Scroll, Animatrix e Memories, Katsuhito Ishii é o responsável pela história original de REDLINE, ele também co-escreveu o roteiro da animação e foi responsável pela direção de som.

A animação começou a ser desenvolvida em 2002, ao longo destes sete anos de produção, os planos originais eram de lançar REDLINE no Annecy International Animated Film Festival (AIAFF) de 2009, competindo com as animações Summer Wars, Mai Mai Miracle e Penguin.

Devido a vários atrasos além de não ser lançado no AIAFF ainda teve a sua estreia mundial adiada alguns meses, sendo finalmente lançado em 14 de Agosto de 2009, no Festival Internacional de Cinema de Locarno, porém seu lançamento no Japão só ocorreu em 09 Outubro de 2010.

REDLINE ganhou o Prêmio do Público de Melhor Filme de Animação no Festival Fantasia em Montreal.

Como vocês perceberam REDLINE não é nenhum lançamento e provavelmente algumas pessoas já tiveram a oportunidade de assistir a animação. Eu mesmo a assisti ano passado e me diverti muito com a experiência.

 

 

 

Como vocês perceberam REDLINE não é nenhum lançamento e provavelmente algumas pessoas já tiveram a oportunidade de assistir a animação. Eu mesmo a assisti ano passado e me diverti muito com a experiência.

Se você é fã de automobilismo ou se simplesmente deseja apreciar uma aventura fora do convencional, REDLINE é uma boa pedida. Outro ponto muito forte da animação é sua trilha sonora, assinada por James Shimoji (ジェイムス下地) com participação de Rob Laufer é simplesmente empolgante e que merece um espaço na sua Playlist.

Recentemente o PUNCH Fansuber disponibilizou REDLINE em seu acervo, para conferir basta acessar este LINK.

 

 

Januncio Neto é professor de roteiro na escola de desenhos para HQs do Studio Made in PB, colecionador de HQs, Action Figures e Filmes. E gostaria de ter os Toys & Model Vehicles de REDLINE em sua coleção!!!