Três Níveis de Personagens: Primário, Secundário e Terciário

Januncio Neto

Januncio Neto

Olá pessoal, depois de um bom tempo estamos trazendo para vocês um novo artigo para a coluna Studio Made in PB: Tutoriais. Outras colunas do nosso blog em breve também estarão com novos artigos e vamos tentar ao máximo trazer sempre artigos interessantes para todos vocês.

Anteriormente vocês puderam conferir o artigo Como criar personagens novos e originais para o seu roteiro, originalmente publicado no blog DICAS DE ROTEIRO criado por Valeria Olivetti que dedica-se exclusivamente a divulgar artigos repletos de preciosas informações para qualquer um que esteja se aventurando na salutar ocupação de escrever historias.

É bom lembrar que apesar de não tratar especificamente de roteiros para HQs, os artigos estão repletos de dicas e informações preciosas que merecem ser conferidas com muita atenção.

O principal objetivo de compartilhar o trabalho da Valeria é poder trazer mais informações aos alunos do curso de produção de HQs desenvolvido pelo Studio Made in PB, mas qualquer pessoa interessada em escrever suas próprias historias pode aproveita-lo, aqui ou no DICAS DE ROTEIRO. Esperamos que todos possam aproveita-lo da melhor maneira possível!

 

Blog Teaser - Dicas de Roteiro 02

 

Oi, pessoal! Hoje estou dando uma pequenina pausa na nossa série para responder a uma dúvida meio urgente de um de nossos colegas, sobre a diferença entre esses três tipos de personagens. Este artigo é de autoria do roteirista Scott Myers, e foi tirado de seu site, Go Into The Story:

 

Como acontece com muitas coisas sobre roteirismo que ficam girando em minha cabeça, eu não sei a origem exata dessa ideia. Há uma boa chance de eu mesmo tê-la criado.

Eu trabalho a partir da hipótese de que existem três níveis de personagens em um roteiro: Primário, Secundário e Terciário.

Primário: Os personagens principais.
Secundário: Personagens recorrentes que são de menor importância.
Terciário: Personagens que aparecem em uma, talvez duas cenas para um propósito específico, limitado.

Esta delineação de papéis se correlaciona aos nomes dos personagens (o modo como nos referimos a eles na descrição de cena e no cabeçalho de seus diálogos):

Primário: Primeiro Nome.
Secundário: Sobrenome.
Terciário: Título genérico (por exemplo, Guarda-Costas nº 1, Homem Gordo, Espectador Enlouquecido).

 

Uma vez que os Personagens primários aparecem na maioria das cenas de um roteiro, e uma de suas metas seja criar pelo menos algum tipo de conexão emocional entre eles e o seu leitor, o método padrão é atribuir primeiros nomes a eles, uma pequena forma de engendrar uma sensação de intimidade.

Aviso: Isto não se refere a personagens aos quais o escritor quer dar um ar de autoridade. Por exemplo, personagens-Nêmese. O que parece mais assustador: POTTER ou HENRY? GRUBER ou HANS? VADER ou DARTH? Ou heróis de ação. Qual deles é maior que a vida: JOHN ou RAMBO? MARTIN ou RIGGS? JAMES ou BOND?

Como uma forma de ajudar o leitor a distinguir os personagens Primários e Secundários, eu uso sobrenomes para os últimos. Se eu não preciso estabelecer um nível significativo de intimidade com um personagem que só vai circular por algumas cenas ou por uma subtrama menor, por que desperdiçar um primeiro nome com eles?

E então, há os personagens Terciários. Interpretando peças importantes, mas pequenas, em nossos roteiros, como é a melhor forma de honrá-los? Bem, em vez de TIRA nº 1, por que não TIRA FORTÃO? GAROTA nº 3, que tal GAROTA DE LYCRA? Em vez do genérico MEMBRO DA MULTIDÃO, talvez DESORDEIRO DESAGRADÁVEL. Esses descritores também tornam a leitura mais colorida, memorável.

Esse é o meu modus operandi. Não está gravado em pedra em lugar algum. E, como eu digo, eu não tenho ideia de onde ele veio. Mas ele fornece uma forma consistente de lidar com nomes de personagens.

Observação Final: Não importa se o seu personagem é Primário, Secundário ou Terciário, ele tem que ser autêntico. Se você tratar até mesmo um personagem Terciário como um cartaz publicitário ou um estereótipo, você perde respeito como escritor, na minha opinião. Todo personagem, não importa o quão pequeno seja o seu papel, merece a sua atenção amorosa. Eles existem dentro do universo da sua história, assim como o seu Protagonista; só acontece de eles aparecerem muito menos em seu enredo. Isso não diminui o fato de eles terem a sua própria experiência de vida e visão de mundo.

Um roteiro com personagens Secundários e Terciários bem definidos e distintos sugere um escritor que realmente se importa com a história deles.

 

JUSTICE Vilains by Alex Ross

 

 

*Breve estaremos com muitas novidades pra todos vocês. Colabore conosco enviando uma mensagem para nós no Facebook ou deixando o seu comentário, com sua opinião e sugestões para que possamos sempre oferecer o melhor para todos. Inté pessoal!😉