Donald Levine o criador dos G.I Joes morre aos 86 anos

Blog Teaser - Donald Levine 01

 

Donald Levine o criado da série de Action Figures, G.l. Joe quinta-feira (22/05) em Rhode Island depois de sucumbir ao câncer aos 86 anos.

Na década de 1960 a pedido da Hasbro, Levine e sua equipe criaram uma figura de ação militar de 12 polegadas (30 cm), com 21 pontos de articulação. A primeira coleção dos G.I Joes chegou às lojas no Natal de 1964.

Levine serviu no Exército durante a Guerra da Coréia, e ele equipou as figuras de ação com uniformes militares detalhados, capacetes e armas, sua ideia era atrair a atenção dos meninos, assim como homenagear os veteranos de guerra.

Em 1978 chegava às lojas brasileiras o Falcon fabricado pela saudosa fabricante de brinquedos Estrela.  O Falcon era a versão brasileira dos G.I. Joes, os bonecos chegaram ao Brasil graças à crise do petróleo que abalou os EUA, nos anos 70.

A Hasbro viu-se obrigada a ceder a marca para outros países, em busca de capital, incluindo o Brasil. Inglaterra, Itália, Espanha, enfim todos lançaram suas versões dos G.I. Joes, que ficaram conhecidos como Action Man, Action Joe, Geyper Man, etc.

No Brasil foram lançados oficialmente com o nome Comandos em Ação: Falcon, porém o nome Falcon se popularizou e posteriormente se tornou o nome oficial da coleção. No Brasil, o Falcon foi fabricado até 1984, na década de 90 houve uma um relançamento da versão de 12 polegadas do Falcon.

 

Blog Teaser - Donald Levine 03

 

Os Comandos em Ação como conhecemos hoje, com figuras com 3/4 polegadas (10cm)  começaram a ser fabricados no Brasil em 1982, ambas as coleções se tornaram um sucesso de vendas e formaram uma legião de fãs e colecionadores em todo país.

Após todos estes anos, os G.l. Joe são uma das mais famosas franquias de brinquedos do mundo, e ao longo dos anos, gerou séries animadas, filmes live-action, histórias em quadrinhos , jogos de video game, e muito mais.

Se hoje existem Action Figures fabricadas pela Hot Toys, Medicon, Sideshow Collectibles, Threezero, Enterbay entre outras empresas, tudo se deve ao trabalho desenvolvido por Donald Levine e a Hasbro.

A Donald Levine eu só posso agradecer por ter criado um brinquedo que marcou minha infância para sempre, hoje se sou colecionador tudo é graças a meu pai em 1984 ter me dado o melhor presente que já ganhei quando criança, um boneco Falcon!

 

A seguir vocês podem conferir ao documentário The History of G.I. Joe (em inglês), que mostra um pouco sobre Donald Levine e sua criação.

 

 

 

 

 

Fonte: GeekTyrant, Falcon 80