Li e Recomendo: BATMAN PEQUENA GOTHAM

NEO Blog Teaser - Pequena Gotham 02

 

Por Januncio Neto

 

Pequena Gothan (Li’l Gotham) foi publicada originalmente em 2013, criada pelo artista Dustin Nguyen, que além de ilustrar à coescreveu com Derek Fridolfs.

A edição publicada pela Panini contem as seis primeiras edições da série, nela cada história se desenrola em um feriado, em sua versão original cada edição foi publicada no mês correspondente ao feriado.

 

Li’l Gotham #1: Halloween e Dia de Ação de Graças

Li’l Gotham #2: Natal  e Revellion

Li’l Gotham #3: Dia dos Namorados e Ano Novo Chinês

Li’l Gotham #4: Dia de São Patrício e Páscoa

Li’l Gotham #5: *Cinco de Mayo

Li’l Gotham #6: Dia das Mães e Dia dos Pais

 

*Cinco de Mayo é uma festa realizada a 5 de maio, que comemora a improvável vitória do exército mexicano sobre as forças francesas na batalha de Puebla em 5 de maio de 1862, sob a liderança do general Ignacio Zaragoza Seguin. É comemorado principalmente no estado de Puebla e nos Estados Unidos. Enquanto Cinco de Mayo tem um significado e uma celebração limitada no México, a data é comemorada em todo o território dos Estados Unidos e outros locais no mundo como uma celebração da herança e orgulho mexicanos.

 

Sobre as historias o que posso dizer em um comentário rápido é que elas conseguiram êxito em sua proposta (o que parece que algumas HQs perderam ao longo dos anos), o entretenimento de quem se propõe a adquirir um exemplar de Pequena Gotham.

Acredito que três tipos de leitores irão se agradar com o conteúdo desenvolvido por Nguyen e Fridolfs, fãs incondicionais do Batman (que irão adquirir qualquer edição com um morcego impresso na capa), aqueles que procuram historias livres de uma obrigatoriedade cronológica ou conhecimento antecipado dos personagens e leitores que desejam uma leitura simples e de qualidade.

Para quem é fã do Batman e já é um zeloso(a) pai/mãe, Pequena Ghotam pode até servir como uma leitura ao pé da cama para que seus filhos possam ser embalados pelas aventuras do Cavaleiros das Trevas e seus amigos (e inimigos também).

A arte é um departamento à parte, o trabalho de Nguyen combinando o traço infantil e coloração em aquarela é pura satisfação (como acompanho seu trabalho a anos no deviantART, da para vocês terem uma ideia da minha alegria), adornando as historias da melhor forma possível.

 

A qualidade a publicação é outro grande ponto positivo, a edição vem com capa dura, papel Couché e um acabamento primoroso com o selo Pànini de qualidade. Se você esta interessado em adquirir Pequena Gotham e ainda esta em dúvida, o que posso afirmar é que como consumidor a edição valeu cada centavo de seus R$ 22,90. Para mim um excelente custo benefício, levando em consideração o meu curto e suado dinheirinho.

O único “SE”, em relação a publicação foi a ausência de extras, como estudos de personagens, galeria de capas e textos a respeito do autores, provavelmente desconhecidos pela maioria do publico brasileiro.

Porém eu não tenho informações a respeito da versão americana do encadernado para fazer um comparativo entre as edições, sendo assim coloco esta edição entre um dos melhores encadernados que já adquiri da Panini.

Curiosamente no site da Panini o título da HQ é Batman Pequena Gotham Vol.1, o que nos da a esperança de ver o restante da série em um futuro Vol.2!

 

Li'l Gotham 09

 

 

OS AUTORES

 

Dustin Nguyen trabalhou em títulos da DC , Marvel e Wildstorm, alguns de seus primeiros trabalhos foram  Jet, Wildcats Version 3.0 e The Authority.

Em seguida, ele começou a trabalhar como artista em títulos da DC Comics tendo Paul Dini  como roteirista em Batman, Detective Comics e Batman:
Streets of Gotham. Ele também produziu ilustrações para capas para Batman Beyond e JL: Generation Lost. Em Novembro de 2010, Nguyen foi contratado para assumir a Batgirl, começando na edição #15, mas ficou por poucas edições no título, antes de receber a proposta de outro projeto.

Projeto este que foi mais tarde revelado como sendo Justice League Beyond, a primeira série lançada em formato digital que ele e seu amigo de longo tempo, o arte-finalista Derek Fridolfs escreveram e ilustraram.

Dustin também desenharia duas edições da série The New 52, Batwing e a segunda mini série de American Vampire, intitulada American
Vampire: Lord of Nightmares.

Em outubro de 2012, ele e Fridolfs  lançariam uma nova série digital intitulada de Batman: “Li’l” Gotham, no qual iria mostrar versões “Li’l” (um visual infantil que alguns poderiam chamar de “pocket” ou “chibi”). toda produzida em aquarela (watercolor) a série mostra todos os personagens de Gotham em historias envolvendo feriados importantes do calendário norte-americano.

Devido ao sucesso de Batman: Li’l Gotham, a DC Collectibles (departamente do DC Comics responsável pela produção de toys e colecionáveis inspirados nos personagens da editora)  desenvolveu uma linha de brinquedos inspirada na série, Nguyen é o designer das action figures .

Atualmente vem produzindo a série Descender, ao lado de Jeff Lemire para a Image Comics, recentemente a SONY Pictures, adquiriu os direitos da série para produzir de uma adaptação das HQs para os cinemas.

 

Parceiro de Nguyen em Batman: Li’l Gotham, Derek Fridolfs trabalha na indústria a cerca de 10 anos na maioria das vezes atuando como um arte-finalista, mas também trabalhou como ilustrador, desenhista e escritor. Já trabalhou para DC, Marvel, Dark Horse, Image, Wildstorm, Devil’s Due, Mirage Studios, CrossGen entre outras.

Além de Batman: Li’l Gotham, já trabalhou na DC Comics em títulos como: Batman, Detective Comics, Batman: Streets of Gotham, Adventures of Superman, Justice League Beyond, Beyond Origins, The Power of Shazam, The Magic of Shazam. Também escreveu HQs de Adventure Time e Teenage Mutant Ninja Turtles: The New Animated Adventures.

 

 

SERVIÇO

Batman Pequena Gotham Vol 1Batman Pequena Gotham

Volume Único – História Completa – R$ 22,90

ISBN: 978-85-8368-031-4

Editora Nacional: Panini

Editora Original: DC Comics

 Autores: Dustin Nguyen Derek Fridolfs

 17 x 26 cm – 132 páginas – Papel Couché – Capa Dura

 

 

 

 

ONDE COMPRAR?

Na Internet: Liga HQ, COMIX 

Ou em uma banca de revistas ou Comic Shop perto da sua casa! 

 

Januncio Neto é professor de roteiro da escola de desenhos para HQs do Studio Made in PB, colecionador de HQs, Action Figures, Filmes e arqui-inimigos  E esta esperando a chegada de sua Arlequina da coleção Li’l Gotham de DC Collectibles.