Artistas que você precisa conhecer: Earl Norem

Blog Image Gallery Teaser - Norem 01

 

Earl Norem nasceu 17 de abril de 1924 e faleceu no ultimo dia 19 de junho de 2015, ele é sem dúvida um dos maiores ilustradores da Marvel Comics em todos os tempos e dificilmente existe no mundo alguém que seja fã de Conan O Bárbaro que não conheça uma de suas ilustrações do personagem. Porém apesar da quantidade e qualidade de seu trabalho, ele permanece relativamente pouco conhecido e talvez sequer receba o reconhecimento merecido.

Norem não era apenas um artista talentoso e influente, foi herói na Segunda Guerra Mundial, tendo participado da campanha aliada na Itália, terminou sua carreira militar com  honras em reconhecimento a seus esforços no campo de batalha.

 

Blog Image Gallery Teaser - Norem 05

Earl Norem

 

Earl Norem participou de ações militares na Segunda Guerra Mundial com o 85º regimento da 10ª Mountain Division. Ele treinou nos estados do Colorado e Texas e lutou contra os alemães no norte dos montes Apeninos na Italia. Aos 20 anos, Norem era líder de esquadrão e sargento que lutou ao lado do famoso esquiador Torger Tokle na campanha italiana, o mesmo que Norem tinha visto descer da montanha Bear em Nova Iorque em 1939 quando Norem tinha 12 anos.

Com a morte de Torkle no campo de batalha em 3 de Março de 1945, Norem foi um dos homens responsáveis por recuperar seu corpo da montanha. O próprio Norem foi ferido adentrando o Vale Po, terminando assim sua carreira militar.

Ao retornar aos Estados Unidos, Norem embarcou em sua carreira como ilustrador, ilustrou capas para Martin Goodman’s Magazine Management Company, do celebre editor Martin Goodman criador da  Timely Comics que posteriormente se tornaria a Marvel Comics.

Entre os anos 50, início dos 60, trabalhou em revistas como Male, Man’s Life, Actio for Men e Man’s World, com temática exclusivamente voltada para o público masculino as chamadas “Men’s Magazines” eram muito populares e faziam muito sucesso com suas aventuras de guerra, espionagem, aventura e detetive.

A longa carreira de Earl Norem permitiu que ele ilustrasse para uma grande variedade de revistas e HQs. Seu público alvo eram rapazes, seu trabalho agradava a todos (publico e editores) sempre mostrando heróis, aventureiros e destemidos e belas mulheres fossem elas “donzelas em perigo” ou “femme fatales”, uma formula usada até os dias de hoje.

 

 

Marvel Comics

Trabalhou em vários projetos da Marvel como Savage Sword of Conan (A Espada Selvagem de Conan), He-Man and Master of Universe (He-Man e os Mestres do Universo), Marvel Preview, Tales of the Zombie, Monsters Unleashed, Essential Marvel Horror, Planet of Apes (Planeta dos Macacos), Hulk, Silver Surfer (Surfista Prateado), Spider-Man (Homem-Aranha) e Fantastic Four (Quarteto Fantástico).

Sem sombra de dúvidas o mais celebre trabalho de Earl Norem na Marvel Comics foram suas capas para o universo de Conan O Bárbaro, princialmente no Brasil onde o ilustrador é reconhecido como um dos grandes artistas responsáveis por tornar o personagem criado por Robert E. Howard um ícone das HQs mundias.  Earl Norem contribuiu com sua arte em mais de 76 publicações ligadas ao universo de Conan, em títulos como: Conan, The Savage Sword of ConanConan SagaSavage Sword of Conan UK.

 

Conan Cover Art by Norem

 

Norem também produziu ilustrações dos Transformers, publicados entre 1984 e 1986 a série Big Looker Storybook: The Transformers foi publicada pela Marvel e contou com seis edições, das quais quatro contaram com suas ilustrações: Battle for Cybertron, The Great Car Rally, Car Show Blow Up e The Story of Wheelie: The Wild Boy of Quintesson

A série de livros GI Joe Mighty Marvel Storybook também contou com ilustrações de Norem, a série foi publicada pela Marvel entre 1983 e 1990 e teve oito edições publicadas: *The Trojan Gambit, *The Spy Eye, *Operation: DisappearanceOperation: Outer Space, Operation: Sandstorm, *Operation: Ragin River, *Operation: Star Fight The Tower of Power. Destas oito o artista ilustrou *cinco edições.

 

Norem ilustrou capas para três livros de Dungeons & Dragons publicados pela Marvel em 1983Advanced Dungeons & Dragons Storybooks: The Forest of EnchantmentAdvanced Dungeons & Dragons Characters Coloring Book Advanced Dungeons & Dragons Coloring Book: The Crown of Rulership.

 

D&D Cover Art by Norem

 

Além dos seus trabalhos para a Marvel, Norem pintou ilustrações e capas para a série de livros Worlds of Power Wizards & Warriors, as revistas e cards colecionáveis de Mars Attacks e The Six Million Dollar Man da Charlton Comics. Publicações como Reader’s Digest, Field and Stream, Ski, Real West e Discover, também tiveram contribuições do artista.

Norem pintou posters para Conforte Graphics; designs de embalagens e artes para a Mego Toys, Mattel e Hasbro; murais para o Military Museum of Southern New England; e até mesmo duas capas de programas para o New York Yankees.

 

 

He-Man e os Mestres do Universo

Norem também trabalhou para Hasbro e Mattel, e foi um dos principais ilustradores de He-Man and Masters of the Universe (He-Man e os Mestres do Universo)! Assinou dezenas e dezenas de ilustrações para revistas, histórias em quadrinhos, romances e caixas de brinquedos. Ele realmente deu vida ao mundo de Eternia.

Foi um dos vários ilustradores que contribuíram com a arte do mundo de Masters of the Universe (MOTU), suas pinturas deram à franquia uma atmosfera mais épica e heroica que a vista na série animada.

Suas ilustrações em MOTU conseguiam incluir elementos do cânon da versão original barbárica e fantástica de MOTU e o cânon da animação clássica da Filmation, sem perder a semelhança com os próprios brinquedos. Por um lado existe uma similaridade com suas pinturas do Conan, porém existe um toque mais colorido e cartoonizado, que contribuiu para o sucesso dos produtos.

 

He-Man and Masters of the Universe Cover Art by Norem

 

Earl Norem, foi um artista singular que deixa um legado que continuará a influenciar artistas ao redor do mundo. Esperamos que a partir destas informações vocês possam conhecer um pouco de sua obra e que ela os inspirem como inspirou a tantos algo longo de décadas.

A seguir vocês poderão conferir um dos raros registros em vídeo de Earl Norem, um encontro com ninguém menos que Stan Lee durante a HeroesCon 2012. Sem sombra de dúvidas o encontro de duas lendas das HQs!

 

 

 

*Agradecimentos à Jonathas Pessoa, pelo trabalho de tradução.

FONTE: ComicVine, YoJoe!Geektarded2 Warps to NeptunePipoca e Nanquim Vaults of Grayskull