Será que o final de One Piece está à vista? Editor revela que o arco final já está todo mapeado, e especula sobre data

Blog Image Gallery Teaser - ONE PIECE END'S

 

Dezoito anos após sua primeira aparição nos quadrinhos, o criador de One Piece, o mangaká Eiichiro Oda está mais popular que nunca. Mas enquanto os fãs ficariam muito felizes em ver os Piratas do Chapéu de Palha velejando para sempre, o editor atual do mangá diz não só que Oda já tem o final da historia, mas também que acha que sabe quantos volumes o mangá tem que ter antes do seu final.

O mangá de One Piece, que  surgiu pela primeira vez na antologia dos quadrinhos semanalmente na Shonen Jump em 19 de Julho de 1997, celebrou seu décimo oitavo aniversário domingo passado. Dois dias antes desse marco, o editor atual do mangá, editor da Shueisha Taku Sugita, apareceu no programa Gold Rush da rádio J-Wave de Tóquio para falar sobre a popularidade fenomenal da franquia.

Devido a quantidade de anos em circulação de One Piece, Sugita já é seu oitavo editor. Quando perguntado sobre como é trabalhar de perto com o artista dos quadrinhos de maior sucesso da era atual, Sugita diz que Oda é bastante igualitário no seu tratamento. Enquanto outros mangakas são tratados como senseis pelos fãs e membros da indústria, Oda prefere que sua relação com seu editor seja de igual pra igual. Desta forma ele insiste em ser chamado da mais humilde forma “Oda-san” em vez de “Oda-sensei”, apesar do fato de Sugita, com 26 anos ser 14 anos mais novo que Oda, significando que One Piece já estava sendo publicado na época em que Sugita ainda estava no ensino fundamental.

Isso não quer dizer que o artista quer a influencia do editor em cada aspecto da produção do Mangá. De fato, Oda expressamente pede aos editores para não darem muitas sugestões na trama, porque segundo ele se não for ele mesmo quem desenvolva, é difícil encontrar uma motivação para eles.

Por outro lado, as ideias seguem direto na outra direção. Durante a entrevista, Sugita disse que toda vez que um novo editor assume os trabalhos principais de One Piece, ele tem uma longa conversa com Oda em que o criador revela como ele planeja fazer o fechamento da série. Não é uma conversa rápida ou casual, que Sugita lembra ter começado com um telefonema de Oda perguntando se mais alguém estava ouvindo a conversa. Somente quando Sugita confirmou está sozinho, e Oda também, que o criador começou a contar o arco final para Luffy e seus nakamas (companheiros).

A explicação levou sete horas.

 

Straw Hat Crew

 

Quando perguntado quantos volumes ainda faltariam pra chegar lá, Sugita ofereceu um palpite: cerca de 60 volumes, Oda disse que a historia está “meio feita” o editor lembrou que com o lançamento do volume 78 esse mês, Sugita notou que a série estaria entre 70 e 80% concluída.

Em outras palavras, o editor estima que quando a saga complete terminar, terá cerca de 120 volumes. Como a Shueisha libera uma média de quatro coleções de One Piece por ano, significaria que ainda tem cerca de uma década de conteúdo pra sair. Então enquanto o final da série pode estar a vista, agora ainda seria necessário subir até o observatório do mastro e pegar um telescópio pra poder vê-lo, e ainda haverão muitas ilhas daqui até lá.

 

 

**Agradecimentos à Jonathas Pessoa, pelo trabalho de tradução.

FONTE: Robot 6, CBRRocket News24