Morre George Barris, designer responsável pelo clássico Batmóvel do seriado de 1966

 

NEO Blog Teasers - BATMOBILE 06

 

George Barris, célebre designer responsável pela criação do icônico Batmóvel do seriado de TV “Batman” de 1966 (estrelado por Adam West e Burt Ward) , faleceu esta manhã em sua casa, ele tinha 89 anos.

“Ele estava cercado por sua família no conforto da sua casa”, escreveu seu filho Brett Barris em seu perfil no Facebook. “Ele viveu a sua vida do jeito que ele queria até o fim. Ele quer que todos celebrem a paixão que ele tinha pela vida e tudo o que ele criou, para que todos possam desfrutar.”
Conhecido como o “King of the Kustomizers” , Barris e seu irmão mais velho Sam começaram a personalização de carros em tenra idade, começando com um Buick 1925 dado a eles por sua família. A partir de então eles nunca mais pararam, aprendendo sobre o trabalho visitando lojas automotivas em Sacramento, Califórnia, depois da escola.

Entraram no negócio juntos em Los Angeles após a Segunda Guerra Mundial, os irmãos Barris logo chamaram a atenção dos estúdios de Hollywood, e começaram a personalizar carros para filmes e posteriormente para astros e estrelas de cinema.

Embora George Barris tenha construído e customizado vários carros para filmes e séries de televisão que vão desde “North by Northwest” e “The Time Machine” até “The Munsters” e “The Beverly Hillbillies”, ele sempre foi reconhecido por criar o Batmóvel para o seriado do Batman de 1966.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Ele comprou o (hoje) famoso Lincoln Futura 1955, um carro conceito da Ford pela bagatela de US $ 1,00 e o transformou no inesquecível Batmóvel em apenas 15 dias com um orçamento de US $ 15.000. Após o término da série de TV, Barris adquiriu o automóvel e o colocou em exposição em sua loja em North Hollywood.

Em 2013 o Batmóvel original foi vendido por US$ $4.62 milhões. E atualmente esta disponível para a compra novamente por exatos US $ 5 milhões.

A seguir vocês podem conferir o video que mostra a disputa pela aquisição do Batmóvel, no leilão de 2013 e o documentário The Batmobile Revealed produzido pelo próprio George Barris:

 

 

 

 

 

FONTE: CBR