Morre Shigeru Mizuki, criador da série GeGeGe no Kitaro

 

Blog Image Gallery Teaser - GeGeGe no Kitaro

 

O premiado mangaka Shigeru Mizuki, morreu ontem (30/11) aos 93 anos, o Sr. Mizuki, era reconhecido como um dos grandes autores japoneses, ele faleceu devido a falência múltipla de órgãos, de acordo com um comunicado emitido por sua produtora. Ele havia sido hospitalizado em 11 de novembro depois que ele tropeçou e bateu com a cabeça em sua casa.

 
Sr. Mizuki é mais conhecido por seu trabalho na série GeGeGe no Kitaro, a série conta a historia de um garoto lutando contra monstros inspirada no folclore japonês o mangá foi publicado entre os anos de 1960 e 1969, publicado pela Kodansha na revista Weekly Shōnen Magazine, posteriormente  foi transformado em uma série animada exibida entre os anos de 19681969, produzida pela Toei Animation e contou com 45 episódios

GeGeGe no Kitaro ao longo dos anos ganhou outras séries animadas, todas produzidas pela Toei e exibidas pela Fuji Television, em 2007 foi produzido um filme Live Action de GeGeGe no Kitaro e em 2008 ganhou seu segundo longa metragem intitulado Gegege no Kitaro: Kitaro and the Millennium Curse.

 

GeGeGe no Kitaro

Personagens da série GeGeGe no Kitaro

 

Nascido em 1922, o Sr. Mizuki lutou na Nova Guiné durante a Segunda Guerra Mundial, onde ele perdeu seu braço esquerdo.

 
Ele passou a escrever manga, baseado em suas experiências de guerra. Em sua obra abordou os horrores da guerra, o bombardeio americano, o abuso que sofreu de seus comandantes e uma biografia de Adolf Hitler.

 
Em 2010, ganhou do governo japonês o título Person of Cultural Merit (文化功労者 bunka kōrōsha),  trata-se de um reconhecimento oficial do governo japonês, um honraria concedida anualmente para as pessoas que fizeram notáveis contribuições culturais ao Japão.