Como Deadpool preparou o caminho para a adaptação de “A Piada Mortal” e o Coringa mais sombrio já visto até agora?

Blog Image Gallery Teaser - 2016 TKJ 01

 

 

Hoje a Warner revelou a primeira imagem da animação de A Piada Mortal, que será lançada ainda este ano. Mas como tudo que envolve o universo do Cavaleiro das Trevas, a adaptação da clássica foi repleta de reviravoltas e desafios. a seguir vocês poderão acompanhar informações a respeito dessa que pode ser a produção que mudará a forma que as animações de super-heróis serão vista no futuro.

 

Este talvez seja o momento mais emocionante da história para ser um fã de quadrinhos e, talvez, ainda mais por ser um fã da DC Comics. Enquanto o Marvel Cinematic Universe (MCU) se aproxima da marca de dez anos, o Universo Expandido da DC está apenas preparando para decolar com Batman Vs Superman: Dawn of Justice que será o tudo ou nada para a franquia (esperamos que TUDO).

Mas não é apenas o lado live-action do Universo DC que está em efervescência, como o muito aguardado Batman: A Piada Mortal finalmente recebendo a atenção que merece através de uma adaptação para animação.

A primeira tentativa de adaptação deste clássico foi por volta de 2009, mas o projeto foi cancelado em duas semanas devido ao mau desempenho da bilheteria de Watchmen de Zack Snyder. De acordo com o animador Phillip Bourassa (que estava trabalhando no projeto ao lado de Bruce Timm na época) a Warner Bros “tinha perdido a fé em filmes de super-heróis para adultos”, e assim o projeto foi abandonado.

Mas agora A Piada Mortal está de volta nos planos da Warner, e ao que parece o mega sucesso de Deadpool e sua criativa campanha de marketing teve muito haver com essa decisão.

 

Batman - The Killing Joke - Frist Look

Primeira imagem oficial da adaptação de “A Piada Mortal”

 

Batman: A Piada Mortal

Mesmo se você não é muito de um fã de quadrinhos, existem grandes chances de ter ouvido falar sobre Batman: A Piada Mortal. A graphic novel de 1988, escrita por Alan Moore e com desenhos de Brian Bolland é amplamente considerada como sendo não só uma dos maiores iterações do Coringa e suas origens, mas também uma das melhores historias do Batman já escritas, e alcançou status de cult ao longo das últimas três décadas desde seu lançamento.

Indiscutivelmente um dos contos mais sombrios do universo Batman, A Piada Mortal apresenta as tentativas do Coringa para conduzir o Comissário Gordon à loucura, assim provando que os dois não são tão diferentes, afinal.

Ele também fornece a mais provável das histórias de origem do Coringa como um homem normal empurrado além dos seus limites por “um dia ruim”, a mesma tese que ele testa ao tentar traumatizar Gordon com o seu pior dia imaginável.

Este pior dia envolve o atentando contra de sua filha Barbara Gordon deixando-a paraplégica, o evento traumático colocou um ponto final na carreira de Barbara como Batgirl forçando-a a assumir a identidade do Oráculo. O Coringa tirou fotos de seu corpo nu e ensanguentado e forçou o torturado comissário a vê-las como parte de sua insana tentativa de levar Gordon à loucura, por isso esta historia esta longe de ser uma leitura leve, sem sobra de dúvidas tornando o Coringa um personagem ainda mais aterrorizante do que já era.

Como você deve ter adivinhado, A Piada Mortal possui muitos conceitos da psicanálise, e seu final, que traça um paralelo entre Batman e Coringa, ainda hoje é fortemente debatido em duas opções, uma tentativa de forçar o Batman a sucumbir à loucura ou o Batman finalmente tomar a decisão de matar o Coringa.

 

Brian Bolland Batman - The Killing Joke

 

Animação R-Rated?

Para adaptar A Piada Mortal, todos concordam que não ha como retrata-la fielmente se não for sob uma classificação para maiores de 18 anos, e no ano passado durante a New York Comic-Con, o animador James Tucker da Warner Bros. revelou que uma possível animação produzida para maiores de A Piada Mortal estava mais uma vez em desenvolvimento, com lançamento previsto para 21 de julho de 2016. O longa metragem animado de A Piada Mortal é dirigido por Sam Liu e conta com as vozes lendárias de Kevin Conroy (Batman) e Mark Hamill (Coringa).

Devido a todo sucesso de Deadpool, que se tornou o filme de super-heróis de classificação +18 de maior bilheteria de todos os tempos, parece que a relutância e pessimismo da Warner Bros em criar uma adaptação de A Piada Mortal, que permaneça fiel aos temas sombrios e eventos do original tenham desaparecido.

Embora Tucker tenha confirmado que havia sido dado o sinal verde para A Piada Mortal +18, não significa necessariamente que o próximo filme será definitivamente para maiores; provavelmente, não vamos descobrir até mais perto do momento do lançamento:

“Você sabe, eles disseram que poderíamos fazer uma versão para adultos de “A Piada Mortal”. Não estou dizendo que é o que vai ser produzido, mas vamos ver”.

 

 

Primeira olhada no Coringa!

O ilustrador Phil Bourassa (vencedor do Emmy Aaward) esteve envolvido em vários projetos de animações envolvendo heróis da DC Comics, Vixen, Young Justice, Justice League: Throne of Atlantis, Justice League: War, Justice League: Doom,  entre outros. Ainda no inicio do projeto Bourassa produziu alguns estudos para o Coringa, a seguir vocês poderão conferir estes estudos e a opinião dele sobre o desenvolvimento da adaptação de A Piada Mortal:

“Em 2009 eu comecei a trabalhar em uma adaptação animada de A Piada Mortal sob a supervisão do lendário  Bruce Timm. Duas semanas depois do projeto ter iniciado seus trabalho, foi-nos dito para parar o desenvolvimento porque Watchmen teve desempenho abaixo das expectativas e a WB tinha perdido a fé em filmes de super-heróis para adultos. Fico feliz em dizer que vocês vão finalmente receber a versão animada de A Piada Mortal em 2016. Aparentemente dinheiro suficiente foi feito a partir de filmes de super-heróis e adaptações de HQs em todas as mídias, que agora transcende as supostas limitações do gênero. É um bom momento para ser um fã de Historias em Quadrinhos”!

A seguir vocês podem ver o design original do Coringa, produzido por Bourassa em 2009, quando A Piada Mortal estava inciando sua produção antes que a WB solicitasse o cancelamento da produção, mas parece improvável que ele tenha sido mudado drasticamente desde então (principalmente após a divulgação da primeira imagem da animação).

Parece imponente com certeza, capturando elementos da arte de Brian Bolland e influências do Coringa de Hamill em Batman: The Animated Series tornando-o reconhecível e apavorante.

 

Killing Joke-Concept by Phil Bourassa

A Piada Mortal: Primeiros estudos do artista Phil Bourassa para O Coringa

 

 

FONTE: moviepilot.com 

TRADUÇÃO: Jonathas Pessoa