Morre o desenhista e ilustrador Al Rio: Notícia abala o cenário nacional e repercute no mundo

Ao longo de sua carreira Al Rio, trabalhou nas principais editoras norte-americanas, como Marvel e DC Comics
Ao longo de sua carreira Al Rio, trabalhou nas principais editoras norte-americanas, como Marvel e DC Comics

 

O desenhista cearense Alvaro Araújo Lourenço do Rio (Al Rio) foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (31), informa a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Al Rio tinha 40 anos e morreu em sua residência, no bairro Serrinha, em Fortaleza.

Recentemente, o ilustrador também participou da primeira edição da Fortaleza Comic Con, realizada durante o Sana Fest, no último fim de semana (28 e 29 de janeiro).

O ilustrador tinha uma consolidada carreira internacional, já tendo trabalhado para maiores editoras dos quadrinhos norte americanos, WildstormDark Horse, Image ComicsMarvel e DC Comics, além de outros selos americanos como o Vertigo.  No âmbito local, o desenhista já trabalhou com Daniel Brandão, JJ Marreiro e Geraldo Borges.

Al Rio ficou bastante reconhecido por seu trabalho em títulos como “GEN 13”“X-Men Unlimited”, “Captain America”, “WildC.A.T.S”, “Secret Files”, “Vampirella” e “Voodoo”, dentre outros.

 

Daniel Brandão, Silvio Amarante, Júlias Pinto, Rodrigo Monteiro e Al Rio durante o Fortaleza Comic Con

 

Joe Bennett postou em seu perfil no Facebook  um depoimento a respeito de Al Rio:

 

Ainda me lembro na época do HEROES REBON…1996.A pedido do propio Jim Lee o Al Rio fez metade de uma ediçao do Capitain America que eu estava fazendo…para consegurimos atingir a deadline da primeira edição que com a saída do Liefeld estava muito atrasada.Ficamos amigos ali…nos falavamos por telefone e sobre os planos para o futuro.Apos isso, Al foi para o GEN 13 e eu segui minha estrada…mas a amizade ficou…o Alvaro era uma pessoa legal e sempre me convidava para ir a sua terra Fortaleza…atualmente seus livros de pin-ups eram sempre requisitados e suas mulheres cheias de sensualidade…seu traço seguro e elegante era bom de se ver…

 

Al Rio possuía uma técnica apurada e um requinte em cada trabalho produzido, um exemplo de profissional e um artista muito querido por seus colegas de trabalho  e fãs de HQs.

A notícia de sua morte chega logo em seguida as comemorações do Dia do Quadrinho Nacional e entristece a todos os que tiveram o privilégio de acompanhar a sua carreira e conviver com este talentoso artista.

 

Al Rio ao longo de sua carreira se tornou um exemplo como profissional e artista versátil
Al Rio ao longo de sua carreira se tornou um exemplo como profissional e artista versátil

 

Você pode conferir mais da arte de Al Rio, prestar homenagem e condolências acessando estes links: deviantART, Facebook Page, Facebook Group, Al Rio Art

2 comentários sobre “Morre o desenhista e ilustrador Al Rio: Notícia abala o cenário nacional e repercute no mundo

  1. perdi. meu um grande espelho… meu amigo de infancia a quem eu devo a ele , ser o desenhista que sou,
    mesmo, que seja anonimo pra ums,e conhecido pra outros devo tudo a ele e a Deus, perda inrreparavel …
    presenciei sua primeira historia em quadrinho, feita a caneta utra fine de papermat.da qual guardo a xerox entregue pelo mesmo, prresenteoume em 1986 qual a guardo a 7 chaves e com muito ciumes,pois tive o previlegio que foi dado a poucos de velo crecer passo apasso em sua carreira meteorica digamos, aqui deixo
    meu triste comentario,ele vai estar sempre vivo em minha memoria… do amigo de sempre Marcos Vidall

Deixe um comentário