Studio Made in PB Entrevista: SpaceWeaver

Januncio Neto
Januncio Neto

Se você é fã de Cavaleiros do Zodíaco é bem provável que já tenha visto alguma das artes produzidas pelo ilustrador francês SpaceWeaver, cujo verdadeiro nome é Becaud Nguyen Nico.

Em Dezembro do ano passado após um primeiro contato através do FacebookBecaud nos concedeu uma entrevista exclusiva que agora trazemos para todos vocês. Dono de um estilo de muita qualidade, SpaceWeaver conseguiu cair nas graças de muitos fãs, tanto por suas ilustrações dos personagens clássicos como suas criações originais, como por exemplo os 12 primeiros Cavaleiros de Ouro.

Apesar da demora na publicação desta entrevista, esperamos que todos possam curtir a entrevista e conhecer um pouco mais sobre este talentoso artista.

 

Blog Teaser - Becaud Nguyen Nico 02

 

Januncio Neto – Poucas pessoas sabem algo sobre você além do seu trabalho como ilustrador, nos fale um pouco sobre você, onde vive e quais as coisas que mais gosta e que tem alguma ligação com seu trabalho?

SpaceWeaver – Eu moro em uma cidade perto de Paris, o que é bom, já que aproveito tudo que Paris tem para oferecer, ao mesmo tempo, eu não tenho que sofrer com o estresse de viver em uma grande metrópole; minha cidade é bastante tranquila e perto da natureza.
Eu não acho que o lugar onde moro tem alguma conexão com o meu trabalho, mas viver perto de Paris me permitiu estudar arqueologia e história das artes, que são profundamente ligados ao meu trabalho (me especializei na história da antiguidade). O estudo de artes me deu referências e uma espécie de sensibilidade que penso auxiliar muito no meu trabalho.

 

JN – Quando você começou a desenhar e o que mais te influenciou nessa época?

SW – Comecei a desenhar quando era muito jovem, e me lembro de um dos meus primeiros rascunhos ser um Pégaso… Eu acho que Saint Seiya despertou a minha curiosidade sobre a história e mitos, uma vez que me deram livros de história quando ainda era muito novo. Fui tocado e influenciado por tantas coisas que levaria anos para falar sobre tudo… Talvez no início o desenho fosse para mim uma forma de expressar o meu amor pelas coisas que eu mais amava.

 

JN – Quais artistas são ou foram importantes para o desenvolvimento do seu estilo?

SW – Shingo Araki e Michi Himeno são extremamente importantes, muitos outros artistas me influenciaram, como Ayami Kojima, mas acho que a música na maior parte, é crucial para o meu trabalho, a música ajuda a criar um santuário onde você se sente seguro, Lisa Gerrard é provavelmente, uma das artistas que mais influenciaram a minha vida, outros músicos também são muito importantes, infelizmente não dá para mencionar todos eles…

 

Blog Teaser - Becaud Nguyen Nico 06

 

JN – Quais materiais você usa na produção do seu trabalho?

SW – Eu desenho com um lápis clássico de carbono em folhas de papel A3 e A4, escaneio meus desenhos se eu quiser colori-l os, aí então é pintura digital na maior parte do tempo.

 

JN – Saint Seiya é notoriamente uma inspiração para você, como foi seu primeiro contato com a série?

SW – Eu tinha provavelmente três ou quatro anos de idade quando comecei a assistir Saint Seiya, as velhas figuras de ação vintage também foram meus primeiros brinquedos …

 

JN – Seu estilo é muito bonito e repleto de detalhes, e sem sombra de dúvida você produz versões muito legais dos personagens de Saint Seiya. Como você a reação dos outros fãs da série em relação ao seu trabalho?

SW – É surpreendente ver muitas pessoas interessadas no meu trabalho em todo o mundo, a internet é uma ferramenta maravilhosa para ajudar você a compartilhar além do seu próprio país. Sou muito grato às pessoas que seguem o meu trabalho, a melhor maneira de expressar isto é continuar desenhando, tenho certeza. 

 

JN – De onde surgiu a ideia para as ilustrações da primeira geração dos Cavaleiros de Ouro e demais deuses?

SW – Isto vem de um “projeto” que eu chamei de “Eternal Reminiscence” (Recordação Eterna), imaginei uma antiga geração de cavaleiros após a primeira guerra contra Poseidon. Criei então os primeiros Cavaleiros de Ouro, bem como deuses de várias religiões (Ares e Ishtar, por exemplo) o que me permitiu continuar desenhando Saint Seiya sem ter que trabalhar com os mesmos personagens conhecidos. Ao mesmo tempo poderia dar livre curso à minha criatividade, colocar personagens em um tempo que eu adorava estudar. Eu pretendo fazer um arquivo sólido sobre esse projeto, e gostaria de compartilhá-lo em um futuro próximo.

 

JN – Vendo seus trabalhos no Facebook e deviantART, pude perceber que você trabalha com commissions, além desta atividade você tem algum trabalho publicado por alguma editora?

SW – Eu tenho, mas infelizmente, não são muito conhecidos. Quanto a comissões, recebo muitos pedidos, mas eu não posso cumprir nenhuma delas por enquanto (eu tenho algumas em andamento e outros trabalhos para terminar).

 

Blog Teaser - Becaud Nguyen Nico 09

 

JN – Dentro do universo de Saint Seiya, qual a sua série e personagens preferidos? (Se desejar pode dizer os seus motivos para escolhê-los).

SW – Adoro a série clássica e o mangá original, os filmes, eu amo os filmes. Ikki e Hyoga eram os meus favoritos, eu gosto de seus ataques, suas origens e personalidades.

 

JN – Se você tivesse o poder para alterar algo de forma definitiva no universo de Saint Seiya, o que você mudaria?

SW – Bem, eu adoraria ter mais episódios desenhados por Shingo Araki e Michi Himeno … Eu gosto do quinto filme, o Saint Seiya: Tenkaihen Josō ~Overture~ (O Prólogo do Céu), não é perfeito mas eu me pergunto: como seria uma sequência?

 

JN – Qual a sua expectativa para o filme Saint Seiya: Legend of Sanctuary? O que você achou do visual dos personagens para o filme?

SW – Eu não vi muito sobre este filme, mas até agora o novo design parece interessante. Na verdade, parece que a história desse filme será sobre o *Arco do Santuário, eu tenho certeza que ele vai ser bom, mas eu teria preferido um novo arco.

*Na época da entrevista (Dezembro de 2013) ainda não se sabia muito a respeito da trama de Saint Seiya: Legend of Sanctuary.

 

JN – Gostaria de agradecer em nome de todos por esta oportunidade e desejar um ano repleto de realizações para você!

SW – Obrigado, desejo a todos o melhor para este novo ano.

 

 

Se você deseja conhecer mais sobre o trabalho produzido por Spaceweaver, acesse: deviantART, Facebook

 A seguir você podem conferir algumas ilustrações produzidas por SpaceWeaver, entre elas os 12 Cavleiros de Ouro originais.

 

** Agradecimentos especias a Jonathas Pessoa pelo trabalho de tradução.

 

 

Spaceweaver Image Gallery

 

 

Agradecemos a participação de todos, estamos trabalhando para trazer muitas novidades para todos. Portanto não deixem de participar do blog do Studio Made in PB deixando sua opinião e nos enviando sugestões para o blog.

2 comentários sobre “Studio Made in PB Entrevista: SpaceWeaver

Deixe um comentário