Seirei no Moribito: Um clássico da literatura fantástica japonesa

Blog Teaser - Seirei no Moribito

 

Moribito ( ズ, Moribito Shirīzu) é uma série de doze livros (light novels) do gênero fantasia, escritos pela japonesa Nahoko Uehashi. O primeiro livro da série, Seirei no Moribito (精霊の守り人, O Guardião do Espírito), foi adaptado para diversas mídias, incluindo uma novela radiofônica, uma série de mangás e uma adaptação para anime.

A adaptação do anime foi dirigido por Kenji Kamiyama mesmo diretor de Jin-RohAkiraBlood e a série Ghost in The Shell S.A.C e produzida pela Production IG, Seirei no Moribito foi ao ar em 7 de abril de 2007, exibido pela emissora NHK.

No mesmo ano a Shounen Gangan publicou três volumes de Seirei no Moribito, o roteiro foi adaptado por Saki Futatsugi e Nahoko Uehashi e ilustrado por Kamui Fujiwara.

Moribito é definido em um análogo de fantasia histórica asiática. Existem várias nações no universo da obra e em Seirei no Moribito, conheceremos duas destas nações. Kanbal que possui muita semelhança com o Himalaia com suas montanhas e vales, e o reino de Yogo, um império fértil que combina elementos de Japão feudal e sudoeste da China.

Os detentores de poderes sobrenaturais são muito proeminentes no mundo de Moribito sejam eles humanos ou seres místicos, o equilíbrio entre a dimensão espiritual (e seus habitantes) e o mundo físico é muito importante, isso fica muito evidente à medida que avançamos na historia. O mundo físico é denominado como Sagu e o mundo espiritual conhecido como Nayug.

 

 

 

A História

Seirei no Moribito gira em torno de Balsa, uma poderosa guerreira que empunhando sua lança prometeu salvar oito vidas para expiar oito mortes, as quais foi responsável em seu passado. Para sobreviver Balsa trabalha como uma Yojimbo (guarda-costas), atividade que convenientemente lhe proporciona a oportunidade de atingir seu objetivo.

Ao atravessar uma ponte, Balsa presencia um acidente no qual o animal que puxa uma carruagem se descontrola e tomba, com o impacto uma criança despenca no violento rio para a morte certa. Sem exitar Balsa parte para salvar a criança sem saber que se tratava de Chagum príncipe do reino de Yogo.

Após o resgate ela o entrega são e salvo a seus guardas, posteriormente Balsa é convocada pela rainha para uma audiência secreta onde recebe a proposta para ser a guarda-costas do príncipe.

A mãe de Chagum explica que um espírito das águas (Nyunga Ro Im) depositou no príncipe um ovo, ela acredita que o imperador deseja matá-lo por esse motivo, já que registros antigos afirmam que enquanto o ovo estiver no corpo do príncipe, uma grande seca assolará o reino de Yogo trazendo morte e desespero ao povo.

Após aceitar os termos do contrato, Balsa e Chagum iniciam sua fuga, para em seguida a lanceira ter seu primeiro (e emocionante) embate contra a elite dos guerreiros do imperador. Através de sua jornada, Balsa precisa descobrir o segredo por trás da lenda do Nyunga Ro Im e o seu verdadeiro significado, ao mesmo tempo em que precisa frustrar várias tentativas de assassinato de Chagum.

A série possui 26 episódios e apesar de ter sido lançada em 2007, com um pouco de sorte você pode encontra-la em algum Fansub ou Site que ainda tenha a série em seu acervo.😉

 

Seirei no Moribito -O Guardião do Espírito

Arte da capa do livro “Seirei no Moribito: O Guardião do Espírito”

 

 

A Autora

Nahoko Uehashi ( , Uehashi Nahoko) nasceu em 15 julho de 1962 em Tóquio, é uma escritora de literatura juvenil, principalmente do gênero fantasia. Uehashi é também professora de etnologia na Kawamura Gakuen Women’s University, tendo concluído um doutorado tendo como tema os aborígines australianos.

Seu trabalho mais notável é a série Moribito ( , Guardião), que vendeu mais de 1,5 milhões de cópias no Japão. O romance, O Guardião do Espírito (Seirei no Moribito) foi publicado em Inglês pela Arthur A. Levine Books / Scholastic, no verão de 2008, sob o título “Moribito: Guardian of the Spirit”, e premiado com o Mildred L. Batchelder Award em 2009. A sequência, Yami no Moribito recebeu o título Moribito II: Guardian of the Darkness e foi publicada no verão de 2009.

Seu romance, “Kemono no Souja” recebeu o título The Beast Player e foi publicado na Alemanha, Coréia, Suécia, Tailândia e França. Esta série possui quatro livros: “Kemono no Sōja Ichi Tōda hen” (The Beast Player I: Touda), “Kemono no Sōja Ni Ōjū hen” (The Beast Player II: Ouju), “Kemono no Sōja Tankyū hen” (The Beast Player III: The Quest) e “Kemono no Sōja Kanketsu hen” (The Beast Player IV: Conclusion).

Os dois primeiros livros da série foram adaptados e publicados pela editora Kodansha entre 2008 e 2009, mesmo ano em que uma série animada com 50 episódios foi exibida no canal NHK com direção de Takayuki Hamana.

 

Moribito no Brasil

A editora Marttins Fontes lançou em 2011 o primeiro livro da série com o título Moribito: O Guardião do Espirito, você pode encontrar o livro em vários sites e com sorte em alguma livraria da sua cidade com preços bem camaradas.

A série possui 12 livros dos quais 10 narram os eventos principais da saga e 2 são obras complementares, a seguir vocês podem conferir o nome de cada um deles:

Livros Principais 

  • Seirei no Moribito (O Guardião do Espírito) – Lançado nos EUA em 2008 e no Brasil em 2011.
  • Yami no Moribito (O Guardião da Escuridão) – Lançado nos EUA em 2009.
  • Yume no Moribito (O Guardião dos Sonhos)
  • Kokuu no Tabibito (O Viajante do Vazio)
  • Kami no Moribito – Raihou-hen (O Guardião do Deus – A Visita)
  • Kami no Moribito – Kikan-hen (O Guardião do Deus – A Volta)
  • Souro no Toribito (O Viajante da Estrada Azul)
  • Ten to Chi no Moribito – Rota Oukoku-hen (O Guardião do Céu e da Terra – O Reino de Lota)
  • Ten to Chi no Moribito – Kanbaru Oukoku-hen (O Guardião do Céu e da Terra – O Reino de Kanbal)
  • Ten to Chi no Moribito – Shin Yogo Oukoku-hen (O Guardião do Céu e da Terra – O Império de Novo Yogo) 

Livros Complementares

  • Nagareyuku Mono (Uma pré-história, na qual Balsa tem 13 anos e seu mestre Jiguro ainda está vivo).
  • Barusa no Shokutaku (A Mesa de Balsa) – Receitas culinárias com fotos dos pratos descritos nas séries.

 

Página dupla do primeiro volume dos três lançados pela Shounen Gangan adaptando Seirei no Moribito

Página dupla do primeiro volume dos três lançados pela Shounen Gangan adaptando Seirei no Moribito

 

Se vocês estiverem procurando uma animação de qualidade e com uma historia mais complexa do que a maioria esta acostumada, Seirei no Moribito é uma excelente opção.

Caso você seja um fã de Avatar: A Lenda de Korra e esteja se sentindo órfão e procura uma historia que tem elementos semelhantes porém abordados e um forma completamente diferente, esta é uma ótima oportunidade de ampliar seus horizontes. E como um extra a série conta com a música SHINE da renomada banda L’Arc~en~Ciel como tema de abertura.

Então que esta esperando? Leia o livro, assista o anime e aventure-se ao lado de Balsa como um dos guardiões da saga Moribito.

 

 

 FONTE: Casalchan DojoMundo OtakuManga GoWikipedia